Seminário Internacional sobre Território e Cultura reúne centenas de pessoas
Ocorreu nesta segunda-feira, no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, no Câmpus Samambaia, a abertura do VII Seminário Internacional sobre Território e Cultura (7º Sitec), organizado pelo Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), juntamente com a Universidade de Caldas, da Colômbia. O seminário, que prossegue até quinta-feira, tem como tema principal a “Inclusão e exclusão nas dinâmicas socioespaciais dos mundos contemporâneos”.
A abertura do evento contou com a participação da Orquestra dos Violeiros do Estado de Goiás, com um auditório lotado. “O número de pessoas superou a nossa expectativa sim. Não houve grandes problemas com a estadia das pessoas de outros países e tudo corre bem”, comemorou a aluna e secretária geral do evento Milena Ferreira Lemes,. Participam do seminário pesquisadores latino-americanos e franceses.
O reitor Edward Madureira Brasil parabenizou a grande iniciativa do Iesa e destacou o evento como de grande importância para a universidade. Edward se mostrou admirado pela quantidade de alunos participantes. “É muito bom ver tantos alunos participando de eventos acadêmicos como esse”.
A palestra inicial foi proferida pelo professor da Universidade de Paris Paul Claval, que trouxe como tema de discussão “Globalização, migrações, inclusão e exclusão”. O professor discutiu sobre a problemática do conceito atual de sociedade fazendo uma retrospectiva histórica nos séculos XIX e XX. Explicou a crise do conceito e da noção de sociedade atual e comentou sobre a incapacidade da manutenção da solidariedade no ambiente social. “A solidariedade não é o nosso ponto central”, declarou.
Source: Ascom/UFG
