noticia4004.jpg

Professora da UFG lança o livro _Mídia e Política_

在 28/02/08 13:51 上。
Heloísa Dias Bezerra discute metodologias e conceitos da área da comunicação política


A professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás, Heloísa Dias Bezerra, lançou o livro Mídia e Política, como parte da Coletânea Goiânia em Prosa e Verso, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. A cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia propõe uma renovação de conceitos e metodologias da área de estudos da comunicação política. Segundo ela, categorias como neutralidade, objetividade e imparcialidade foram descartadas, já que os personagens desta história se movimentam em arenas de poder estruturadas segundo interesses, cálculos e estratégias de ação, junto a mercados altamente competitivos.

              Neste universo, o discurso é usado como arma de ataque e defesa, e a opinião pública, acima de tudo, mercadoria de alto valor agregado. Heloisa amplia, em seu livro, o debate das principais questões abordadas na sua tese de doutoramento, intitulada Cobertura jornalística e eleições majoritárias: proposta de um modelo analítico (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2005), como resultado de mais de uma década de estudos e pesquisas sobre temas e problemas relacionados ao comportamento dos atores políticos e aos processos midiáticos.

     A obra

     O livro introduz um novo conceito para explicar a performance dos atores políticos tradicionais e sua relação com os meios de comunicação, o "adversarismo político". De acordo com Heloísa, as estratégias dos partidos, governos e candidatos, especialmente em  eleições, sempre baseadas no adversarismo, abrem as portas da arena  política para a livre atuação da mídia, que pode operar em condições especiais porque está protegida pela performance dos atores políticos. A professora assume ainda que a narrativa jornalística expressa as estratégias políticas e como tal pode vir a ser um perigo para a democracia.

     Base operacional

    O livro apresenta proposta para uma nova  metodologia de pesquisa na área de comunicação e política. A metodologia ancora-se no conceito de lugares narrativos que se fundamentam na hipótese de que as estratégias narrativas da imprensa são construídas a partir do entrelaçamento do formato, que contém padrões de apresentação e ênfase, com o conteúdo, que contêm padrões de seleção e interpretação da informação, correlacionando as categorias "interdependência", "complementaridade", "persistência", "temporalidade" e "espacialidade".

    Cinco lugares narrativos são conceituados de modo a oferecer uma base operacional para a prática de pesquisa segunda a metodologia proposta: "primeira página", "manchetes", "fotografias, infográficos e legendas", "editoriais e colunas assinadas", "charges".

 

资源: UFG