Desfile mostra trabalhos de alunos de Moda da UFG

In 11/12/07 11:33 .
57 looks criados por alunos tomarão as passarelas hoje na Estação Goiânia

Os alunos do último período do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam hoje, às 20h, a segunda edição do Fav Fashion Outono/Inverno 2008, na "Estação Goiânia", próximo à rodoviária.

O evento é um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais no qual, os próprios alunos com o apoio e orientação dos professores, promovem um desfile beneficente de roupas criadas e desenvolvidas por eles ao longo do ano.

O projeto foi desenvolvido para que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos em suas produções e apresentar novas tendências de moda, para o mercado e o público em geral. Além disso, tem objetivo de arrecadar brinquedos para serem doados às crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O Fav Fashion foi criado em 2007 e é coordenado pela Profª Drª Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça. Em sua primeira edição, um público de 400 pessoas assistiu a um desfile de 60 looks produzidos por 20 alunos.

Este ano, a organização do evento espera um público de 800 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o mercado da moda no estado de Goiás, além da comunidade em geral.

São 17 alunos que apresentaram ao todo 57 looks. O desfile é dividido em três temas globais e cada tema tem uma cor predominante. Os temas são: magia, multiculturalismo e futurismo e as cores roxo, vermelho e prata, respectivamente.

Os alunos realizaram durante seis meses pesquisas detalhadas e elaboradas sobre as tendências para as estações outono/inverno 2008 e cada aluno produziu três looks que melhor representem o que foi pesquisado.

As tendências que serão apresentadas virão em primeira mão para todos os interessados em ampliar seus mercados e desenvolver seus produtos com maior qualidade. O evento é realizado pelos próprios alunos e conta com o patrocínio da Vizzano, além do apoio da Vicunha, da Francana, da Globo Aviamentos, Xcaret e da Smart Girl.

 

 

            Temáticas

Magia foi o tema escolhido para abrir o desfile. Nesse universo serão lembrados: fadas, gnomos, bruxas, a lenda do elefante branco, o balé dramático de "O lago dos cisnes", enfim, seres mágicos que despertam certo ar de mistério e que, ao mesmo tempo, nos remetem a uma visão romântica levando às passarelas um mundo de encantos e fascinação. A cor predominante é o roxo, aplicado a materiais como: rendas, laços, seda chinesa, tafetá, cetim, tecidos transparentes, etc. E o comprimento utilizado é o curto e médio, empregados em saias e vestidos.

O desfile seguirá com uma coleção baseada na cultura afro-brasileira, mostrando por meio do multiculturalismo a ascendência africana na herança cultural brasileira, a qual é evidenciada pela cor vermelha, a cor popular, guerreira que aproxima pessoas e consequentemente culturas. Volume, laço, plissados e grafismos marcam os modelos, mostrando através da pintura manual e de bordados com miçangas, a arte gráfica da antiguidade africana. Tecidos de algodão são utilizados em todos os looks, tanto para ressaltar as famosas túnicas africanas quanto para assimilar às vestimentas escravas no Brasil, variando quanto à leveza e textura, ornamentados ou não com búzios, representam a mestiçagem cultural entre Brasil e África.

A coleção apresentada dentro da temática Futurismo encerrará a noite com uma leitura elegante e clássica para o nosso futuro sugerindo um mundo envolto de inovações tecnológicas e problemas ambientais. A inspiração veio do estilo Eduardiano, compreendido no período de 1890 à 1910 na Europa, onde cresceu a influência do corte masculino sobre as roupas femininas, característica marcante desta coleção onde a cor prata predomina a produção. Olhares atentos para referências como as golas altas, babadinhos, mangas compridas e a cintura bem ajustada num espartilho. Traduzindo para a passarela, veremos peças longilíneas, bem ajustadas ao corpo para valorizar a silhueta feminina de uma forma sutil e charmosa. O desafio está em transmitir para o público, por meio dos looks, uma retratação do passado para um futuro que representa uma incógnita.

O evento é aberto a todos e para participar é necessário a doação de um brinquedo, que será entregue às crianças da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 

 

Sobre o Curso 

Com início em 2004, o curso de Design de Moda da UFG, que é um dos únicos do país a integrar uma faculdade pública, surgiu da percepção do potencial que o setor de vestuário representa para a indústria moderna e seu importante papel socioeconômico e cultural para o estado. Assim, o curso da UFG foi criado atendendo a uma demanda de entidades representativas do setor e da própria sociedade goiana.

Os profissionais formados podem atuar em todos os setores da moda: como designers, editores, consultores e pesquisadores de moda diretamente nas confecções, indústrias de vestuário e têxtil, em fábricas de jóias, veículos de comunicação (programas de TV e rádio especializados, produção de teatro e cinema, musica e vídeo, jornais e publicações). Podem ser também vitrinistas e produtores na organização de eventos do setor (desfiles, lançamento de coleções, feiras). Além de poderem exercer a carreira acadêmica, como pesquisadores ou professores em cursos superiores ou técnicos de áreas afins.

Fonte: Assessoria de Comunicação