Publicidade e Propaganda comemora 10 anos de criação do curso
O “1° Encontro de Publicidade UFG: Pesquisa, Ensino e Mercado” foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento faz parte das comemorações dos 10 anos do curso na instituição e trouxe à Goiânia profissionais renomados do meio publicitário.
Participaram da cerimônia de abertura o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; o diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), Joãomar Carvalho; a representante do governador do estado de Goiás, Alcides Rodrigues, Virgínia Dalma; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UFG, Thalita Sasse; além de professores da unidade.
Edward Madureira aproveitou a oportunidade para fazer um reconhecimento público à Facomb pelo envolvimento do instituto com a gestão e crescimento da UFG. “Há 10 anos não havia condição para se criar um curso de Publicidade e Propaganda nessa universidade e hoje é uma graduação muito reconhecida, o curso resiste por meio do trabalho e motivação, apesar das dificuldades”.
Após a cerimônia, houve uma palestra com o coordenador do Núcleo de Marketing da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Serpa. Ele abordou o tema “Do reclame a convergência: reflexões a respeito dos caminhos da publicidade”. O professor utilizou experiências pessoais e propagandas já veiculadas nos meios de comunicação para fazer um histórico da Publicidade, além de explicar que a propaganda deve começar a ser pensada sob a perspectiva de qual o efeito que ela pretende causar no público.
O professor da UFRJ tratou das mudanças que vem ocorrendo na área. Para ele, o processo para a construção da Publicidade, do jeito conhecido hoje, está acabando, pois ela é resultado da comunicação de massa. “Hoje vivemos em um mundo fragmentado, a tecnologia permite mudanças e acaba mudando, também, a maneira de fazer Publicidade e Propaganda”. Completou.
Serpa apontou problemas desta nova forma publicitária. Para ele, há um apelo ao sentimentalismo que deixa o conteúdo de lado, desencadeando em uma desvalorização do texto na Publicidade. O professor mostrou que o perfil do negócio publicitário deve ser reformulado por idéias trazidas por novos profissionais que ingressam ao mercado de trabalho e é necessário rever os conceitos e adaptar a Propaganda à realidade de onde o produto será lançado.
Hoje, 98% do faturamento brasileiro com Publicidade pertencem a empresas do estado de São Paulo, seguido de Minas Gerais, com 1,2%, e Rio de Janeiro. Apenas menos de 1% desse faturamento é proveniente dos demais estados brasileiros.
No sábado, 20 de outubro, Leonardo Delamanha ministrou a palestra “A comunicação por conteúdo e o papel profissional de atendimento” e o diretor de criação da RMG Connect, Jean Boechat, tratou da “Criatividade e estratégia nos digitais”. O diretor de Mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi, Ricardo Cavallini, abordou o tema “O marketing depois de amanhã”.
Além das palestras, o evento ofereceu as mesas-redondas “Os desafios da comunicação na era digital” e “a Relação veículo-agência”, com a participação de nomes importantes do mercado regional, Ricardo Cavallini e André Luís, da Lew Lara, Brasília..
Ainda fazem parte da comemoração dos 10 anos do curso na UFG, a divulgação da existência do Conselho de Auto-Regulação Publicitária (CONAR), eventos culturais e uma ação ambiental a ser realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, nos Parques Vaca Brava, Areião, Flamboyant e Lago das Rosas. A atitude visa desmistificar a visão de que a publicidade é responsável pelo consumismo e desperdício, por meio da divulgação de maneiras inovadoras, criativas e divertidas de preservação do ambiente.
Quelle: ASCOM/UFG
