Bioma Cerrado é tema de mesa-redonda no Conpeex

On 10/10/07 09:46 .
Debate envolve pesquisadores da Embrapa, Cefet e Ministério Público

A temática ambiental foi tema de debate, nesta quarta-feira, no IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex) da UFG. A mesa-redonda, realizada no auditório da Biblioteca Central (Câmpus II), discutiu as “Mudanças climáticas globais, impactos locais. Cenários e alternativas para o Bioma Cerrado”. O professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) Laerte Guimarães Ferreira Júnior coordenou a mesa, que teve a participação de Edson Eijy Sano, pesquisador da Embrapa Cerrados, Nilson C. Ferreira do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet) e Miryam Belle da Silva, coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público de Goiás.

Edson Eijy Sano, primeiramente, mostrou um estudo sobre o cerrado em Goiás, que corresponde a 97% da vegetação do estado. Depois o professor do Cefet Nilson Ferreira apresentou um trabalho de monitoramento do cerrado, que inclui o mapeamento e análise do desmatamento. O professor Nilson opinou: “acredito na agricultura e na pecuária do cerrado e também acredito que ele possa ser preservado, é uma questão de organização do espaço”, espaço que segundo ele é mal utilizado e mal gerenciado.

Depois de apresentado o panorama da questão, Miryam Belle da Silva falou sobre as alternativas legais para ocupação racional do cerrado. Como representante do Ministério Público, ela explicou quais são os recursos que podem ser usados na preservação do meio ambiente. Miryam ressaltou que a ação popular é um desses recursos, permitido pelo Supremo Tribunal de Justiça. Além disso a palestrante lembrou que o Brasil tem um Código Florestal, instituído em 1965, e que a implantação deste é importantíssima. “Há condições para que o uso racional do cerrado seja efetivado”, atestou Miryam Belle da Silva.

 

 

 

Source: Assessoria de Comunicação