noticia3535.JPG

Reitoria divulga nota oficial sobre manifestações dos estudantes

In 04/10/07 14:35 .
Clique e confira o teor da nota.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

 Reitoria da UFG

 
À POPULAÇÃO GOIANA E À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

A Reitoria da UFG torna público à população do Estado de Goiás e à Comunidade Universitária que em 04/10/2007 o Conselho Universitário (CONSUNI), regimentalmente convocado, pela segunda vez, para discutir o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foi impedido de realizar a reunião em função de ruidosas manifestações de estudantes, com apitos e palavras de ordem, o que impossibilitou a instalação da sessão do Conselho.

O CONSUNI, organismo máximo de deliberação da UFG, constituído por diretores de Unidades Acadêmicas, representantes de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, democraticamente eleitos pela comunidade universitária, representantes de setores da sociedade e pela equipe da Reitoria, se viu impedido de se manifestar sobre uma questão de extrema importância para o futuro da Instituição e de grande interesse para a sociedade goiana.

O REUNI prevê, com base no atendimento de indicadores estabelecidos no Decreto 6.096 de 24/04/2007, uma expansão na oferta de vagas nas Universidades Federais, com a alocação de recursos adicionais para a contratação de professores, de servidores técnico-administrativos, para novas edificações e aquisição de equipamentos.

Nessa perspectiva, a proposta que está sendo discutida de forma democrática em todas as Unidades Acadêmicas, prevê a criação de novos cursos na UFG, ampliação de vagas em cursos já existentes e criação de turmas noturnas, permitindo que cerca de 10.000 novos estudantes ingressem em uma instituição pública gratuita e de qualidade. Os estudos que estão sendo realizados objetivam o atendimento de demandas existentes na sociedade, possibilitando a inclusão de parcela da população que hoje não tem acesso à Universidade Pública.

A UFG tem a tradição de respeitar todas as manifestações no âmbito do Conselho Universitário que contribuam para qualificar a discussão. As manifestações ocorridas nestas duas reuniões não tiveram este caráter, e não se coadunam com a prática democrática deste Reitorado, do Conselho Universitário e da Universidade Federal de Goiás.  A Reitoria conclama toda a comunidade universitária a refletir sobre estes acontecimentos e sobre a necessidade de se respeitar as instâncias legitimamente constituídas, conforme prevê o Estatuto e o Regimento da Universidade.

 

Prof. Edward Madureira Brasil

Reitor da UFG

 

Fonte: Reitoria