I Festival Universitário de Cinema Latino-Americano foi sucesso
Na solenidade de abertura no dia 19 de setembro, no cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG), a organização do primeiro festival de cinema universitário latino-americano, Perro Loco, fez questão de deixar claro que uma mostra de vídeo voltada para a interação entre povos latinos, tendo como foco a identidade cultural e a troca de conhecimentos, não deveria durar somente cinco dias. Nesse sentido, o Perro Loco, não foi apenas mais uma das inúmeras mostras de cinema que acontecem no estado, já que conseguiu unir o espaço acadêmico com uma interessante iniciativa cultural na UFG.
“Eu espero que essa iniciativa se firme realmente. O estudante deve ter consciência de que a participação dele em todo e qualquer processo de aprendizado dentro da universidade é de extrema importância. Com a garra que todos os organizadores do festival mostraram, eu tenho certeza de que esta iniciativa permanecerá na universidade e que nos trará bons frutos”, comentou reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil.
Filmes e palestras - Apesar de o festival propor uma interação entre países, a maioria das inscrições, em sua primeira edição de filmes, foi nacional. Dentre as 55 produções classificadas para concorrer aos prêmios nas categorias de mostra competitiva e mostra paralela, que se dividem em animação, ficção e documentário, somente 11 são estrangeiros. As mostras competitivas foram apresentadas nos dias 20, 21 e 22 com 14 filmes por dia. As sinopses dos filmes podem ser conferidas no site oficial do festival, www.perroloco.com.br .
Eventos artísticos-culturais gratuitos, como apresentações teatrais e musicais, foram apresentados nos intervalos das mostras. Dentre elas, destacaram-se alguns grupos de teatro como Mama Cadela, Boca de Ema e grupos indígenas, além das bandas Testemunha Ocular, Lenore, Actemia, Mechanics, Satanic Samba Trio, Demosonic, Ressonância Mórfica, Vida Seca e Orquestra de Violeiros de Goiás.
O festival contou ainda com vários convidados e palestrantes que todas as manhãs discutiram assuntos relacionados ao tema central do festival. Dentre os convidados, destacam-se Martina Rupp, Fabian Nunez, John Jairo Narvaez e Márcio Pizarro.
Minicursos e oficinas - Diversas oficinas foram oferecidas aos visitantes relacionados à produção de vídeo e cinema, tais como animação, dramaturgia e roteirização, fundamentos do desenho e da cor, produção audiovisual com mídias portáteis, convergências de mídias – linguagens multimídia e cinema. Foram oferecidos também três minicursos: estética do negro no cinema brasileiro, o cinema e a representação da luta dos trabalhadores e efeitos do cinema de arte no tempo recente.
“Os festivais universitários promovem uma coisa importante que é a quebra da impressão que se tem de que é difícil fazer cinema, que é difícil de se operar uma câmera, enfim... que é difícil se apropriar da linguagem audiovisual como um todo”, afirmou o representante da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Sandro de Lima.
Vencedores do I Festival de Cinema Universitário Latino-Americano
Melhor Ficção: “Aramis”. Direção: Fabio Meira. Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Banos, Cuba. Melhor Documentário: “El Negro”. Direção: Juan Darío Almagro. Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.Animação: “Café La Rochele”. Direção: Tiago Américo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR. Júri Popular: Vai indo que eu já vou. Direção: Marcelo Perez. Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP. Menção Honrosa - “Impej”, com direção de Rafael de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG). E “7 Minutos”, com direção de Cavi Borges, da Faculdade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ.
Filmes estão sendo exibidos no Cine Ouro:
Dia 26 (terça-feira)
20h30:
1. O Labirinto (2007, Ficção,16 mm , 14 min),Universidade Federal Fluminense (UFF)
2. Pela Tela, Pela Janela (2007, Documentário, DVD, 17 min), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB)
3. Mis Pies (2007, Ficção, DVD, 27 min), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)
4. Guerra e Paz no Sertão dos Gerais (2007, Documentário, DVD, 22 min), Universidade Federal de Goiás (UFG)
5. Crisálidas (2006, Animação, Mini-DV, 8 min), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
6. Vai indo que eu já vou (2006, Documentário, DVD, 15 min), Faculdade Cásper Líbero - SP
7. Para ver os extras insira o disco 2 (2007, Ficção, 14 min), Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ)
8. El Hombre Barreira (2006, Documentário, DVD, 10 min), Universidade de
La Republica (Uruguai)
9. Abraão, o filme ( 2006, Ficção, DVD, 9 min), Universidade Federal do Paraná (UFPR)
10. Cinema Marginal (2005, Documentário, DVD, 10 min), Faculdade Estácio de Sá – RJ
11. Vila dos Sonhadores (2007, Ficção, 4 min), Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
12. Comunicoação (2006, Animação, DVD, 3 min), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
13. Id (2005, Ficção, Mini-DV, 16 min), Universidade Metodista de São Paulo
14. Em Arapiraca o trabalho canta (2007, Documentário, DVD, 20 min), Universidade de São Paulo (USP)
Dia 27
12h30 e 15h - Reprise da sessão das 20h30 do dia 26
20h30 - Programação variada, com filmes da Mostra Competitiva e da Mostra Paralela
Dia 28
12h30, 15h e 20h30 - Programação variada, com filmes da Mostra
Competitiva e da Mostra Paralela
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFG
