Reitoria disponibiliza informações para subsidiar discussões da proposta para o REUNI/UFG

在 24/09/07 09:02 上。
Dados são relativos às relações aluno/professor e número médio de alunos por sala de aula

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Gabinete do Reitor

 Goiânia, 20 de setembro de 2007

 

DOCUMENTO 1

Informações relativas às relações aluno/professor e número médio de alunos por sala de aula na discussão da proposta para o REUNI/UFG

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DA UFG (REUNI/UFG)

1. A Relação Aluno/Professor (RAP) nas Unidades Acadêmicas de Goiânia

A definição estabelecida pelo MEC para a relação de alunos de graduação por professor (RAP) foi a seguinte:

RAP = (matrícula projetada em cursos de graduação presenciais)/(medida ajustada do corpo docente)

A matrícula projetada em cursos de graduação presenciais é calculada “com base no número de vagas de ingresso anuais de cada curso de graduação presencial, a sua duração padrão (tempo mínimo, medida em anos, para integralização curricular) e um fator de retenção estimado para cada área do conhecimento”. Portanto, “a matrícula projetada não corresponde ao número de alunos que estão matriculados em disciplinas oferecidas pela universidade em um determinado período letivo”.

As durações padrões e os fatores de retenção dos cursos são os da tabela 01 do documento “Relatório de Trabalho da Comissão instituída pelo Conselho Universitário para discutir e apresentar uma proposta para o REUNI/UFG”

Para o cálculo da medida ajustada do corpo docente é necessário, primeiro, estabelecer o Docente com Equivalência de Dedicação Exclusiva (DDE) e, depois, ajustá-lo em função das dimensões dos programas de pós-graduação stricto-sensu da instituição. O cálculo do DDE é dado por:

DDE = (total de professores-equivalentes)/(1,55)

O total de professores-equivalentes se refere àquele definido pela Portaria Interministerial Nº 22/2007.

O ajuste que se realiza neste número de docentes equivalentes em dedicação exclusiva se dá retirando-se um quantitativo de docentes e considerando-se que este quantitativo se dedica exclusivamente às atividades de pós-graduação. Para o cálculo deste quantitativo de professores as universidades são separadas em dois blocos: aquelas que possuem o número de alunos de mestrado e doutorado por professor, maior que a média nacional, que é de 1,5 e aquelas que estão com esse indicador abaixo da média.

“O ajuste da medida do corpo docente, para as universidades que ultrapassam a média nacional na oferta de vagas na pós-graduação, faz-se à razão de 1 docente DE por 6 alunos de mestrado e doutorado (no caso de programas com avaliação 3 e 4), de 1 docente por 5 alunos (programas 5 e 6) e 1 docente por 4 alunos (programas 7).” (Veja detalhes no documento Diretrizes Gerais do REUNI)

O ajuste para as universidades federais que estão abaixo da média é feito da mesma forma, só que limitada a 5% do quadro de Docente com Equivalência de Dedicação Exclusiva da instituição.

Com esta metodologia o MEC calculou que a relação de alunos de graduação por professor (RAP) da UFG, utilizando-se dados de 2005, foi de 14,71. Utilizando-se dados de 2006/2007 essa relação ficou estabelecida em novo documento do MEC como sendo de 13,05. A tabela 02 apresenta esses dois dados:

 

Tabela 02 – Número de Novas Matrículas Projetadas para a UFG

 

Ano

Número de prof.equivalentes

Prof. com equivalência em DE

Corpo docente ajustado

Matrículas Projetadas

Relação aluno professor (RAP)

2005

2.009

1.296

1.231

18.113

14,71

2006/2007

2.265

1.461

1.388

18.113

13,00

 

Nota-se que a UFG teve, conforme os dados do MEC de 2006/2007, um aumento no número de professores. Foram novos professores do Curso da Cidade de Goiás, dos Campi de Catalão e Jataí e professores substitutos.

Deve-se ressaltar que a UFG está (2005) com o seu número de alunos de mestrado e doutorado por professor abaixo da média nacional; possuía 1.144 alunos em 2005 e para ficar acima da média deveria possuir 1.944 alunos, uma diferença de 800 alunos. Se este patamar fosse superado nesses próximos cinco anos de REUNI, haveria um aumento na nossa relação alunos de graduação por professor (RAP), pela consideração de um número maior de professores dedicados à pós-graduação.

Com a alteração da RAP para 13,05 e considerando os novos dados, uma projeção do aumento no número de alunos e de professores necessários para a meta de 18 alunos por professor está apresentada na tabela que segue:

Simulação do Número de Novas Matrículas Projetadas para a UFG

Novos prof. em DE

Número de prof.-equivalentes

Prof. com equivalência em DE

Corpo docente ajustado

Relação aluno professor (RAP)

Matrículas Projetadas

Novas matrículas projetadas

0

2.265

1.461

1.388

13,05

20.458*

-

100

2.420

1.561

1.483

18

26.698

6.240

200

2.575

1.661

1.578

18

28.408

7.950

300

2.730

1.761

1.673

18

30.118

9.660

400

2.885

1.861

1.768

18

31.828

11.370

*Este valor atual de matrículas projetadas, maior que os 18.113 do relatório do MEC inclui: novos cursos de Catalão e Jataí – expansão de 2005 – e os cursos de Licenciatura Intercultural, Pedagogia da Terra e Direito (Pronera).

Utilizando-se esta mesma metodologia foram calculadas, a seguir, as relações aluno/professor de cada uma das Unidades Acadêmicas de Goiânia.

1.1 O número de matrículas projetadas de cada Curso

1.2 O número de matrículas projetadas de cada Unidade Acadêmica de Goiânia

Para o cálculo do número de matrículas projetadas em cada uma das Unidades Acadêmicas de Goiânia foi considerado o percentual de aulas dadas pelas Unidades em cada um dos cursos (apurado no SICAD-2006).

Obtém-se, finalmente, o número de alunos em cada uma das Unidades Acadêmicas da UFG.

Temos, portanto, o número de matriculas projetadas de cada Unidade Acadêmica de Goiânia:

* Estão incluídos na EA os professores da futura Unidade ligada à área de administração e ciências econômicas

1.3 O corpo docente ajustado de cada Unidade Acadêmica de Goiânia

O número de professores equivalentes em DE das Unidades Acadêmicas de Goiânia são os da tabela que segue:

* Estão incluídos na EA os professores da futura Unidade ligada à área de administração e ciências econômicas.

Devemos, do total de professores equivalentes em DE, subtrair os professores contados para a pós-graduação stricto-sensu até o limite de 5% do quadro de professores.

O número de alunos da pós-graduação stricto-sensu são os tabela que segue*:

*No cálculo dos alunos de pós-graduação stricto-sensu foi considerado apenas o local onde o programa está

vinculado. Portanto, não foi realizada a partição dos alunos quando o professor de uma outra Unidade

participou do programa. Esta simplificação não deve alterar muito a RAP final de cada Unidade Acadêmica.

** Estão incluídos na EA os alunos da futura Unidade ligada à área de administração e ciências econômicas.

***5% de 1.461 professores (incluídos os de Catalão e Jataí) = 73

资源: Reitoria da UFG