noticia3460.jpg

Festival Perro Loco apresenta produções de qualidade do cinema universitário latino-americano

In 20/09/07 12:31 .
Solenidade de abertura teve filme e música, com o curta-metragem cubano Cinema Árbol e a Banda Pequi. Produções de vários países participam do festival, que prossegue até domingo.

O Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino Americano começou oficialmente nesta quinta-feira. A abertura ocorreu no cinema da Faculdade de Letras, no Câmpus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na solenidade foi exibido o curta-metragem cubano Cinema Árbol, do diretor Jhon Narvaez. A produção aborda de forma sutil a descoberta do amor a partir do encontro com o cinema. O filme é uma amostra do que está por vir no festival. Logo depois, a Banda Pequi subiu ao palco e apresentou seu repertório de música popular brasileira instrumental.

A abertura contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, do representante da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Sandro de Lima, além de docentes e estudantes da universidade. Edward Madureira ressaltou a importância da realização do festival pelos estudantes, afirmando que o evento tem um caráter de integração que vai permitir a troca cultural entre alunos da UFG e os de outras instituições latino-americanas.

Sandro de Lima comentou sobre a função que os festivais universitários cumprem no meio acadêmico. O representante da Ancine afirmou que esse tipo de evento tem a função de formar público e também revelar novos talentos. Além disso, é o momento em que jovens cineastas podem experimentar temáticas e estéticas novas.

O Perro Loco é uma iniciativa de estudantes da Universidade Federal de Goiás e, inicialmente, foi idealizado para ser uma mostra de filmes que envolvia apenas a UFG. Porém, os alunos optaram por ações mais ousadas e, na tentativa de se construir uma identidade cultural latino-americana por meio do cinema, conseguiram apoio para realizarem intercâmbios com outras universidades da América Latina.

O objetivo dos organizadores do festival é a continuação dos incentivos ao cinema dentro da universidade, promovendo o diálogo entre várias culturas e a interação entre a sociedade e a academia. Na solenidade de abertura, Jusceni Rezende, membro da comissão organizadora, afirmou que a mostra é resultado de um ano de trabalho por parte dos alunos e que o cinema universitário é de primeira qualidade.

Fonte: Assessoria Perro Loco