noticia3450.gif

Auditório da Faculdade de Letras é reinaugurado

Sur 17/09/07 19:11.
O auditório Profa. Maria Antônia França Gonçalves foi transformado para se adaptar ao futuro Cine UFG
            A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) reinaugurou nesta segunda-feira, dia 17, o auditório da unidade, onde funcionará o Cine UFG, no Câmpus II. A cerimônia oficializou a reabertura do auditório Profª Maria Antônia França Gonçalves.
            O local, que estava em obras desde março de 2005, deverá atender, inicialmente, as atividades curriculares e a realização de palestras e eventos da Faculdade de Letras. A inauguração do Cine UFG ainda irá ocorrer após as finalizações na estrutura física do local. A revitalização do auditório possibilita um espaço confortável e adequado. São 156 lugares, com novas poltronas, um palco, som, iluminação específica, máquina de projeção para cinema e isolamento acústico.

            O projeto foi proposto pelo atual Pró-Reitor de Extensão e Cultura (Proec), Anselmo Pessoa, que na sua gestão como diretor da Faculdade de Letras idealizou a reestruturação do auditório da unidade e também o funcionamento do cinema da UFG. Segundo o pró-reitor, esse projeto foi desenvolvido por seis anos e foi possível graças a várias parcerias, uma delas a do governo estadual, por meio da Agência Goiana Pedro Ludovico (Agepel).

            O auditório leva o nome da professora de Letras,  Maria Antônia França Gonçalves, que foi diretora, de 1973 a 1978, do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que foi dividido em três unidades: Faculdade de Letras (FL), Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) e Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). A professora, mais conhecida como “Mariinha”, dedicou mais de 50 anos ao magistério, aposentou-se pela UFG em 1984 e recebeu título de Professora Emérita em 1985vindo a falecer em 2006.

            Sua filha, a professora Vera Lúcia Gonçalves de Melo, esteve presente à solenidade e agradeceu a homenagem realizada à sua mãe, que muito contribui para o crescimento e a consolidação da FL. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, ressaltou a importância em se inaugurar um espaço tão nobre para a instituição. Ele destacou que o Cine UFG, em breve, atenderá a comunidade universitária, possibilitando acesso à cultura para professores, servidores e alunos.

            No discurso de abertura, o pró-reitor Anselmo Pessoa antecipou que a universidade deverá construir um teatro e uma galeria de artes, no Espaço Cultural da UFG, situado na Praça Universitária. Na mesa de abertura também estiveram presentes o Professor Emérito da UFG, Egídio Turchi, e a sua filha Zaíra Turchi, atual diretora da Faculdade de Letras. Após a cerimônia, os convidados assistiram ao documentário Egídio Turchi, Mestre Socrático, produzido pela professora da Facomb, Lisa França.

Source: ASCOM/UFG