noticia3433.gif

Projeto divulga balanço de ações realizadas na Agro Centro Oeste 2007

在 14/09/07 13:31 上。
Trabalhadoras de assentamentos rurais relatam experiências e aprendizado de novas técnicas nas oficinas de arranjos florais, plantas ornamentais e produção e confecção de peças com algodão orgânico colorido.

O Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Trabalhadoras Rurais: Geração de Trabalho e Renda e Processo de Desenvolvimento Agroecológico, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), divulgou, ao final da VIII Feira de Negócios e Tecnologias Rurais - Agro Centro Oeste, o balanço das atividades desenvolvidas. Mais de 750 trabalhadoras rurais dos assentamentos dos municípios de Campestre , Palmeiras, Itaberaí e  Itapuranga aprenderam novas técnicas nas oficinas de arranjos florais, plantas ornamentais e  produção e confecção de peças com algodão orgânico colorido.

Nesses dias de realização do Agro Centro Oeste, o saldo foi extremamente positivo. A maioria dos  participantes  considerou como ótimos ou muito bons o transporte, o atendimento , os kits e a alimentação. A respeito das palestras, o debate sobre Gênero Mulher teve 44% de aprovação das trabalhadoras.

O coordenador geral do Ater Mulheres, Wilson Mozena Leandro, explica que o interesse maior é garantir às trabalhadoras rurais alternativas para a geração de renda na agricultura familiar. Enquanto freqüentavam as oficinas, os filhos dessas mulheres participaram do curso infantil. Os alunos da agronomia e engenharia de alimentos foram os monitores de 102 crianças e montaram um coral infantil.

Na cerimônia de encerramento da participação do Projeto Ater Mulheres, a trabalhadora rural do assentamento Canudos, situado na região de Palmeiras-Goiás, Andréia Siqueira, leu um carta em nome de todas as participantes.  Emocionada, Andréia disse sobre a importância de projetos como esse na vida delas o que possibilita a abertura de novos horizonte.

A coordenadora eral da Agro Centro Oeste 2007, Giselle Otoni, concluiu que os resultados divulgados mostram a eficácia desse projeto de extensão que a UFG participa.O reitor Edward Madureira Brasil, afirma  que essa é uma possibilidade de a universidade articular ensino, pesquisa e extensão.  O reitor ressaltou a participação dos alunos da instituição na organização do projeto, que confere experiência aos futuros profissionais.

O estudante da turma especial de Direito Agrário da UFG extensão Cidade de Goiás, Odair Onofre Gomes, disse que a feira é uma ótima atividade extracurricular. “A feira nos enriquece muito mais, ainda mais pela minha origem que vem da agricultura familiar tradicional.”

O ATER Mulheres tem por objetivo cnceder autonomia social, econômica e política das mulheres trabalhadoras rurais.  As oficinas são realizadas nos assentamentos e na Agro Centro Oeste foi a continuidade dessas. O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai continuar com o projeto no próximo ano.

资源: ASCOM/UFG