Mostra de Musicoterapia divulga pesquisas da área
A cerimônia de abertura da I Mostra Goiana Interinstitucional de Musicoterapia foi realizada nesta quarta-feira, na Fundação Jaime Câmara, com a exposição de painéis com diversos trabalhos na área e apresentações musicais. A mostra reúne as pesquisas realizadas com musicoterapia em clínicas e instituições. A Musicoterapia consiste na utilização científica da música e seus elementos (som, silêncio, ritmo, melodia e harmonia) com objetivos de tratamento terapêutico de recuperação, manutenção e desenvolvimento da saúde física, mental e emocional.
Diferente do que o senso comum pensa sobre o uso da música na terapia como sendo somente um momento em que ouvimos uma música para relaxarmos. A aplicação dessa área vai além disso, a professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do curso de Musicoterapia, Eliamar Fleury, afirma que o curso trabalha junto com diversas outras áreas. Como, por exemplo, a organizacional, na qual o musicoterapeuta atua na seleção de pessoas para trabalhar em empresas, incluindo a psicologia.
O profissional também exerce a atividade com pessoas que possuem necessidades especiais, nas quais o musicoterapeuta vai estimular o desenvolvimento da parte motora por meio do uso da música. Além de rroporcionar uma melhor qualidade de vida e reforça a parte da auto-estima e a convivência entre grupos.
Na abertura, o grupo da Associação Beneficente Aldeia dos Sonhos (ABAS) apresentou o Grupo Fuxicantando e Meninos do Vale, grupo de capacitação profissional e socialização na região do Guanabara e Vale dos Sonhos. O Grupo Fuxicantando é integrado por mulheres que confeccionam peças artesanais, roupas, objetos decorativos utilizando o fuxico.
Essas mulheres têm o fuxico ( peça artesanal) como uma única forma de obtenção de renda. Enquanto elas produzem suas peças,elas praticam o canto o que diminui a inibição e fortalece a auto-estima. No ABAS, as crianças de
O conteúdo da evento engloba as abordagens: Reabilitação motora; Educação especial; Saúde mental; Organizacional;Hospitalar; Social e Estimulação Essencial.
Quelle: ASCOM/UFG
