UFG incrementa convênio com instituição portuguesa
O representante do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, Manoel Pereira de Andrade reuniu-se no Centro de Assuntos Internacionais (CAI) com professores e com a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann de Aguiar, para concretizar o convênio assinado em Julho, entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto.
A UFG propôs um Termo Aditivo ao convênio, incluíndo uma cláusula que fornece alojamento e alimentação para dez alunos de graduação, anualmente. Apesar de o termo ainda estar em discussão, o projeto foi bem recebido por Manoel. “A proposta é arrojada e possibilita a completude desse convênio, o fato de as instituições garantirem a permanência do estudante facilita mais, além de aumentar a qualidade dos estágios e a procura”, disse o professor português.
Ofir Bergemann explica que se o acordo for assinado, a UFG se responsabilizará pelo alojamento e alimentação dos alunos de intercâmbio na UFG e os estudantes da Universidade também teriam esta garantia lá. As regras para seleção dos alunos que podem vir a ser privilegiados com estas bolsas ainda não foram estipuladas, mas a coordenadora adianta que o extrato acadêmico do candidato terá importância.
A UFG pretende expandir a proposta a outras instituições já conveniadas. Manoel Pereira acredita que não há mais ensino sem parcerias e que o Instituto de Bragança pode auxiliar a UFG a ampliar sua área de atuação. “Bragança pode ser uma porta de entrada para a UFG, não só em Portugal, mas em toda a Península Ibérica e em alguns lugares da Europa”.
Manoel Pereira de Andrade também esteve na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, proferindo palestra sobre o Instituto Politécnico aos alunos. Em Bragança, são oferecidos cursos nas áreas de Educação, Tecnologia e Gestão, Saúde e Agronomia.
资源: ASCOM/UFG
