noticia3253.gif

Professora da UFG lança, em São Paulo, o livro "A invenção da cidade - Leitura e Leitores"

Sur 06/07/07 13:35.
Depois do lançamento no XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação/UFG, Orlinda Carrijo Melo leva seu livro ao 16º Congresso de Leitura do Brasil (16º COLE), na Feira de Leitura da Unicamp, Campinas, SP

            
             Orlinda Carrijo Melo, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) lançou o livro "A invenção das Cidade Leitura e Leitores" no dia 15 de junho, no XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação/UFG. O livro terá outro lançamento, marcado para o dia 11 de julho, às 12h30, no Palco do 16º Congresso de Leitura do Brasil (16º COLE), na Feira de Leitura, na Unicamp – Campinas/SP.

Sobre o livro - O livro é o resultado de uma pesquisa que se insere na perspectiva da História Cultural e tem como objetivo conhecer as práticas, representações e imagens da leitura de uma cidade – Goiânia – planejada e construída de acordo com os valores da modernidade, do progresso e da cultura urbana. Por meio de estudos e pesquisas em livros, documentos de arquivos, de bibliotecas públicas e particulares e de depoimentos orais e escritos de leitores da época, foi possível recriar a história da leitura dessa cidade no período de 1933, data de sua fundação, até o início de 1959. A partir das narrativas da transferência da capital do Estado de Goiás, antiga cidade de Goiás, para a cidade planejada, Goiânia, são levantadas algumas questões: Por onde circulava a leitura nesse período? Quem lia? Como lia? O que lia? Quando lia? Em que medida o material impresso (livro, revistas, jornais, almanaques, folhetins) influenciava o imaginário social e o processo educativo da época? Que representações e imagens os leitores tinham da leitura? O conjunto dessas questões levou a uma reflexão sobre os valores atribuídos à leitura e às instituições de leitura em uma cidade “inventada”e construída no interior do Brasil, a partir do discurso das modernidade.

A autora – Orlinda Carrijo Melo é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG. Seus estudos e pesquisas na área da linguagem e educação e da história do livro e da leitura levaram-na a priorizar esses temas na sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, defendidas na Faculdade de Educação da Unicamp-SP. Tem apresentado trabalhos em encontros e congressos no Brasil e no exterior. Publicou também o livro Alfabetização e trabalhadores: o contraponto do discurso oficial(co-edição: Editora da Unicamp e da Editora da UFG).

 

 

 

Source: Assessoria de Imprensa