noticia3243.JPG

Servidores fazem movimento contra transformação do HC em fundação estatal

En 29/06/07 14:50 .
Manifestação foi realizada em frente ao Hospital das Clínicas

Servidores do movimento de greve do Sindicato dos Trabalhadores da UFG (SINT-UFG) realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 29, uma manifestação em frente à entrada do Setor de Acolhimento do Hospital das Clínicas para mobilizar a população e pacientes do hospital contra a proposta de transformação do HC em fundação estatal. Durante a ação, pacientes e trabalhadores preencheram um abaixo-assinado e passaram por exames de medição da pressão arterial e doação de sangue.

De acordo com o diretor do SINT-UFG, João Pires, o movimento de greve pretende com essa ação mobilizar todos os setores envolvidos com o hospital. “Precisamos dos usuários, médicos, estudantes e professores da UFG envolvidos com a causa para manter o HC como patrimônio da sociedade”, afirmou. A professora aposentada Élia de Oliveira Chaves esteve no local representando a Associação dos Docentes da UFG (Adufg) para manifestar o apoio da entidade. “Essa é uma luta não só dos servidores, mas também dos professores, pois deve ser entendida como uma luta para defender a UFG e as atividades sociais que ela presta à sociedade”, explicou a professora.

Na ocasião, o vereador Rui Rocha, que também é médico ortopedista no Hospital das Clínicas, apresentou um documento assinado pelos vereadores de Goiânia que incentiva a formação de um fórum permanente na Câmara Municipal em apoio ao movimento do SINT-UFG e o encaminhamento de expedientes aos ministros da educação e do planejamento solicitando-lhes abertura de diálogo com o movimento grevista. O deputado federal Mauro Rubem, que tem acompanhado o movimento de greve, acredita que esse tipo de manifestação é importante, pois os servidores demonstram que não estão silenciosos em relação às suas reivindicações.

A manifestação no HC contou também com a participação das alunas do Programa de Assistência à Idade Madura (PRANIM), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM) em parceria com o SINT-UFG, que fizeram uma exposição de pintura em tela.

As próximas atividades do movimento de greve do SINT-UFG estão previstas para segunda-feira, dia 02 de julho, na praça do Bandeirante, a partir das 09 horas e na terça-feira, dia 03, com a recepção dos deputados estaduais da Comissão de Saúde e da Comissão de Direitos Humanos no Hospital das Clínicas da UFG. O abaixo-assinado será encaminhado para a próxima reunião dos representantes da FASUBRA e dos sindicatos regionais com o MEC, que será realizada no dia 02 em Brasília.

Fuente: Ascom-HC