noticia3174.gif

Prefeitura de Goiânia busca parceria da UFG para ampliar áreas verdes

In 05/06/07 13:29 .
O objetivo é dar continuidade à produção de espécies de árvores nativas e de grama, para atender as demandas do projeto de arborização urbana e paisagismo da Prefeitura de Goiânia. Convênio possibilitará a produção de 300 mil mudas/ano de espécies nativas.
O prefeito de Goiânia Íris Resende Machado e o secretário municipal do Meio Ambiente (Semma), Clarismino Luiz Pereira Júnior, estiveram nesta segunda-feira, 4, na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Eles vieram formalizar o protocolo de intenções entre ambas as instituições com vistas à assinatura de convênio, previsto para o mês de agosto. O objetivo é dar continuidade à produção de espécies de árvores nativas e de grama, para atender as demandas do projeto de arborização urbana e paisagismo da Prefeitura de Goiânia.
As autoridades foram recebidas pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e pelo diretor da EA, professor Juarez Patrício de Oliveira Júnior, além de um grupo professores e estudantes. Na oportunidade, o prefeito ressaltou a importância da parceria de instituições, como a Prefeitura com a UFG. “É preciso haver união de esforços para a concretização de projetos sociais”. Também lembrou da época em que foi estudante da UFG, expressando o seu carinho pela instituição.
A Prefeitura Municipal de Goiânia comemora os resultados do último estudo que classifica a capital goiana como a capital de Estado de maior extensão de área verde por habitante – 0,56 árvore/habitante e maior número de árvores em vias públicas do País.
A UFG e a Prefeitura já mantêm um convênio há dez anos, e que se inspira em julho, para a produção de mudas de espécies florestais nativas destinadas à recuperação da bacia do rio Meia Ponte. Para tanto, a universidade cede área de 2,1 hectares, com a infra-estrutura necessária, com casas de vegetação e sistema de irrigação, para a produção das mudas.
Por meio do novo convênio, a UFG deverá ceder mais cinco hectares de terra para as atividades previstas, além do suporte técnico. A Prefeitura, por sua vez, fornecerá materiais, equipamentos e pessoal de apoio, para a formação e manutenção dos viveiros. Cerca de 300 mil mudas deverão ser produzidas por ano e replantadas em praças, ruas e logradouros da capital.
            O professor Jácomo Divino Borges, coordenador do convênio na UFG, informa que os viveiros servirão também para a condução de pesquisas e aulas práticas em diferentes disciplinas, além de serem utilizados para a produção de mudas de plantas ornamentais para os câmpus da UFG. Também estarão atuando nas atividades os professores Ronaldo Veloso Naves, Larissa Leandro Pires e Gilmarcos Carvalho Correa, todos da EA.

Fonte: Assessoria de Imprensa