Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina realizam cirurgia bariátrica

Em 14/05/07 08:09.
HC espera atender futuramente pacientes com obesidade mórbida cadastrados pelo SUS

O Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da UFG realizaram esta semana a primeira cirurgia bariátrica em paciente com obesidade mórbida. O HC espera, com a implantação desse serviço, atender futuramente a demanda existente em Goiás de pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. A primeira cirurgia bariátrica foi realizada dia 9 último em paciente do sexo feminino, que recebe alta amanhã (sábado). Ela é procedente do município goiano de Fazenda Nova, tem 29 anos e pesa 125 quilos.

Conforme o coordenador da equipe de cirurgia, professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Oscar Barrozo Marra, a primeira cirurgia bariátrica do HC foi muito bem sucedida. A equipe cirúrgica tem à frente o cirurgião, contando com a colaboração de outros cirurgiões e também de um cardiologista e um endocrinologista, além de psicólogo, nutricionista e psicoterapeuta.

O médico explica que na primeira cirurgia, a técnica utilizada foi by pass gastro jejunal, ou seja, redução de estômago, que limitou o órgão da paciente em 50ml, além de efetuado um pequeno desvio intestinal. Essa técnica, segundo o cirurgião, é a mais utilizada em todo o mundo e com melhores resultados, mas tudo depende do paciente, já que há casos individualizados que podem exigir outras técnicas.

Os pacientes estão sendo selecionados pelo recém criado Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do hospital. Todos apresentam obesidade mórbida – com peso entre 100 e 150 quilos -, tem idade entre 18 e 65 anos e são encaminhados por outros ambulatórios do HC.

De acordo com o Diretor Geral do HC, Dr. José Garcia Neto, o HC espera estender futuramente o serviço para toda a rede básica de atenção do SUS e atender a demanda que existe em Goiás de pacientes que têm a doença. Atualmente, a cirurgia bariátrica oferecida pelo SUS é feita no Hospital Geral de Goiânia (HGG), da rede pública estadual.

Fonte: Ascom-HC e Assessoria de Imprensa/FM