noticia3035.JPG

Nesta sexta-feira tem Feira de Trocas na Adufg

On 04/17/07 13:49 .
Evento viabiliza uma antiga forma de economia, que consiste em comercializar produtos, serviços e informações

O Espaço Cultural Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg) abre as portas nesta sexta-feira, dia 20, para uma experiência inusitada, educadora e, com certeza, inesquecível: A Feira de Trocas do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade (Nupeat) que será realizada a partir das 17 horas. Qualquer pessoa pode participar, bastando para isso, simplesmente levar o que tem para trocar. Pode ser: sapatos, livros, roupas, bijuterias, CDs, brinquedos, informações (folder, folhetos e outros materiais institucionais), revistas, sementes, mudas de planta, carinho, olhares, massagens, causos etc. O Espaço Cultural Adufg fica na sede administrativa da entidade, localizada na 9ª Avenida, 193, Vila Nova, fone: (62) 3202.1280.

De acordo com a professora Sandra de Fátima Oliveira, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa) da UFG e coordenadora do Nupeat, a Feira de Troca surgiu para resgatar essa antiga forma de economia alternativa que consiste em trocar produtos, serviços, experiências, informações, massagens e etc, tudo com base no valor de uso e/ou de necessidade, independentemente do valor monetário. Objetivo que se enquadra nos trabalhos de extensão do Nupeat, que é formado por estudantes de graduação, de pós-graduação e por professores, tanto da UFG quanto de outras instituições. “A Feira de Trocas é uma antiga forma de economia que consiste em comercializar produtos, serviços e informações. Tem como objetivo provocar reflexões sobre nossos hábitos de consumo, já que muitas vezes compramos coisas e objetos desnecessários e que nunca serão usados” - explica a professora Sandra de Fátima. Segundo ela, a Feira de Trocas também visa o desenvolvimento de uma atividade ligada à economia solidária e o resgate de uma tradição dos nossos ancestrais indígenas que praticavam o moitará - escambo.

Para o presidente da Adufg, professor Romualdo Pessoa, a realização da Feira de Trocas em parceria com o Nupeat é mais uma atividade da Adufg que visa promover as atividades dos docentes e a integração entre a universidade e a sociedade.

Canadá, Argentina e Olhos D’Água e, agora, Adufg - De acordo com a professora Sandra de Fátima Oliveira, as feiras de trocas ressurgiram no Canadá há alguns anos, e de lá se espalharam para o resto do mundo. Na Argentina, por exemplo, atualmente são realizadas mais de cinco feiras diárias. Lá, essa forma de economia paralela ganhou força com a última crise econômica. Em Goiás, a feira de trocas mais conhecida é a de Olhos D´Água. Lá, a primeira aconteceu em dezembro de 1974, como parte de um projeto de arte-educação implantado pela professora Laís Aderne. Foi idealizada como um canal de escoamento para a produção artesanal, que vinha sendo resgatada com a identificação dos mestres artesãos e a retomada dos fazeres tradicionais daquela população.

Mais informações: Teresa Cristina Costa: (62) 8133.5298 e (62) 3202.1280 e/ou Professora Sandra de Fátima Oliveira: (62) 9975.1239

Source: Associação dos Docentes da UFG (Adufg)