Curso de Licenciatura Indígena tem aula inaugural nesta segunda-feira
A professora Francisca Novantino, índia Pareci, profere a aula inaugural do curso de Licenciatura Intercultural Indígena hoje, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), no Câmpus II da UFG. Membro do Conselho Estadual de Educação Indígena do Mato Grosso e consultora do MEC, a professora aborda o tema “Educação e Cidadania”. A solenidade de abertura contará ainda com apresentação de danças e músicas indígenas.
O curso de Licenciatura Indígena é um projeto de inclusão social das instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretarias de Educação de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, FUNAI, CTI (Centro de Estudo Indigenista) e Ministério da Educação. A iniciativa de criação do curso surgiu da solicitação de comunidades indígenas às universidades.
As aulas serão ministradas na UFG, UFT e em aldeias indígenas. As etnias que serão contempladas com o curso são da região compreendida entre os rios Araguaia e Tocantins, como Karajá, Apinagé, Xerente, Tapiragé, Kraho, Mucugê, além de Timbira, do Maranhão. O processo de seleção ocorreu em setembro de 2006. O curso será perene, com duração de cinco anos e haverá vestibular enquanto houver demanda. O curso é coordenado pela professora da UFG, Maria do Socorro Pimentel da Silva, que também coordena o Núcleo Takinahaky.
Fuente: Assessoria de Imprensa da UFG
