"Lavras e Louvores" está aberta para visitação pública
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás realiza a exposição de longa duração Lavras e Louvores, aberta à visitação pública. A nova exposição é fruto de reflexões iniciadas ainda em 1997, quando se discutia a revitalização da então exposição de longa duração “Museu: Expressão de Vida”. Na ocasião, decidiu-se pela elaboração de um novo projeto museológico/museográfico, o qual foi aprovado em 2003 na 9ª edição do Concurso Nacional do Programa de Apoio a Museus da Fundação Vitae, que subsidiou financeiramente grande parte da execução do projeto.
Lavras e Louvores mostra dois aspectos interligados e alternados da vida coletiva: o trabalho e a festa, a lavra e o louvor. Está dividida em dois módulos (“paisagem telúrica” e “topografias sobrenaturais”) e tem como orientação conceitual a construção simbólica da região Centro-Oeste: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção da identidade regional.
A exposição inaugura um outro modo de dizer a região; os instrumentos de trabalho, os objetos rituais religiosos e as imagens telúricas e de pessoas foram escolhidos para dizer que toda região é uma construção cultural ou simbólica à espera de interpretação e não uma realidade externa independente de nós. Construindo a narrativa proposta em Lavras e Louvores, o novo design das salas de exposição, o mobiliário, os suportes, as cores, as texturas e a iluminação se articulam com as imagens, os textos, as instalações, as ilustrações e uma diversidade de peças, selecionadas das coleções que compõem os acervos etnográfico (indígena e popular) e arqueológico sob salvaguarda do Museu Antropológico.
Situado na Praça Universitária, o Museu Antropológico é aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, com entrada franca.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFG
