Encontro discute estudos crioulos e similares
Os estudos crioulos congregam toda uma gama de manifestações lingüísticas resultantes do contato entre povos e suas línguas. No caso específico do Brasil, há diversas razões para o interesse pelos estudos crioulos, considerando-se as o contato do português, línguas indígenas e línguas africanas. As línguas crioulas são formadas, tradicionalmente, por meio do contato entre línguas africanas e européias, contato entre línguas ameríndias, indígenas e outras.
O propósito do IV encontro é difundir os estudos no Brasil, contando com o estímulo de pesquisadores nacionais e estrangeiros, que atuam nas áreas de línguas crioulas. O público-alvo do IV Encontro da ABECS são os estudantes de pós-graduação e de graduação, professores universitários e do ensino secundário, demais interessados em contato de línguas, descrição e planejamento político-educacional de línguas indígenas nas Américas.
As inscrições serão feitas até o dia 18 de outubro através do site da Faculdade de Letras (www.letras.ufg.br) no link ABECS e, ainda, pessoalmente até o início das atividades. O investimento para os professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados é de R$80,00. Para os estudantes de graduação, o investimento para o evento é de R$40,00.
O IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares dá continuidade ao Primeiro Encontro de Estudos Crioulos e Similares, realizado na Universidade de Brasília (UnB) em 2000 e os posteriores realizados nos anos de 2002, na Universidade Federal de Minas Gerais, e 2004, na Universidade de São Paulo. Trata-se de um evento nacional, embora conte com a participação de especialistas estrangeiros.
Além das palestras e espaços para debate, está programada para o evento exposição e venda de artesanato dos Karajá de Buridina (Aruanã-GO), no hall da Faculdade de Letras.
Clique no link abaixo, e faça download da programação do evento (arquivo pdf).
Quelle: Museu Antropol_gico
