Agro Centro Oeste re_ne vinte eventos simult_neos
Sur 17/08/06 06:28.
Cerca de 10 mil pessoas participam, no campus II da UFG, do VII Agro Centro Oeste. Com o tema “Plantando tecnologia, colhendo desenvolvimento”, a feira reúne mais de vinte eventos simultâneos e mais de 120 palestras. O evento, que prossegue até sábado, destaca a agricultura familiar. A solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira, 16, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.
Segundo a coordenadora geral do evento, professora Gisele Otoni", da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, ao longo das seis edições o Agro Centro Oeste foi encontrando seu perfil e, hoje, o foco do evento é a transferência de tecnologia para o pequeno produtor".
Presente no evento, o prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado disse que "Goiânia é uma cidade privilegiada por sediar a UFG, instituição que deixa sua marca em todos os processos de desenvolvimento do Estado”. Ele destacou, ainda, "a necessidade de se fazer uma reforma agrária, com vistas a institucionalizar a posse da terra a todos os trabalhadores rurais".
O representante do Governo do Estado José de Paula Moraes Filho, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cumprimentou a iniciativa e disse que "são eventos como esses que garantem a qualidade ambiental do país, com novas formas de produção prezando e não predando o meio ambiente".
O reitor da UFG professor Edward Madureira Brasil ressaltou a importância do serviço social do evento, que "oferece atividades de alta qualidade gratuitamente para pequenos agricultores”. O “pai do Agro Centro Oeste” (o reitor organizou as seis primeiras edições do evento) afirmou que “é necessário buscar novas alternativas para a melhoria da produção".
História – O Agro Centro Oeste surgiu em 2000, como um projeto de extensão da UFG que visava o desenvolvimento da agricultura da região, mas com o passar do tempo ganhou um novo enfoque: a agricultura familiar. A professora Giselle Ottoni explicou: “o nosso evento serve para que o agricultor familiar conheça novas tecnologias e agregue valor ao que ele produz, melhorando, assim, seu trabalho e sua produção”.
Este ano, há algumas novidades. Nas chamadas “parcelas demonstrativas”, a Agência Rural e a Embrapa mostrarão no próprio campo, o cultivo de algumas culturas, como hortaliças e girassol. Dentro da 1ª Mostra Tecnológica para Agricultura Familiar, haverá premiação em inovação tecnológica para agricultura familiar, que contemplará as melhores invenções de um engenheiro agrônomo, de um agricultor e de um veterinário ou zootecnista. Além de toda a programação científica, o Agro Centro-Oeste terá algumas apresentações culturais, no horário do almoço.
O evento é voltado para a área rural, mas também abriga diversos projetos de extensão de outras unidades acadêmicas da UFG. Um deles é a Liga da Mama, projeto da Faculdade de Medicina, que vai orientar as mulheres, principalmente as da zona rural, que vêm nas caravanas, a se prevenirem contra o câncer de mama.
A programação conta com debates, seminários, mesas-redondas, leilão, exposição de animais e cinco mini-cursos. O evento é aberto a estudantes, técnicos, empresários, agricultores, que queiram se inteirar das novas tecnologias rurais. A programação completa e a ficha de inscrição estão no site www.agro.ufg.br/agrocentro.
Mais informações: Profa. Giselle Ottoni (coordenadora geral) - 9982-3055
Núbia Simão e Silvânia Lima (Ascom UFG) - 3521-1310
Source: Assessoria de Imprensa da UFG
