noticia2212.JPG

Reitor abre o 46_ Congresso de Olericultura

In 31/07/06 08:21 .
O reitor da UFG Edward Madureira Brasil promoveu palestra na abertura do 46_ Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO). O evento, promovido pela Associa__o Brasileira de Horticultura (ABH), UFG e Embrapa Hortali_as, re_ne mais de mil t_cnicos, estudantes e profissionais da _rea de agronomia, no Centro de Conven__es de Goi_nia
O reitor da UFG Edward Madureira Brasil promoveu palestra na abertura do 46º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH), UFG e Embrapa Hortaliças, reúne mais de mil técnicos, estudantes e profissionais da área de agronomia, no Centro de Convenções de Goiânia. O congresso prossegue até a próxima sexta-feira.
Na palestra “A conquista do cerrado com a horticultura”, o professor Edward Brasil destacou a importância da região Centro-Oeste como a maior produtora nacional de alimentos. Ressaltou, ainda, quais são as culturas mais importantes na agricultura goiana, os fatores favoráveis à olericultura no cerrado, as características de tal agricultura, seus processos e os entraves ao aumento da produtividade.
Segundo ele, “a produtividade brasileira está entre as três melhores do mundo, além do preço competitivo, a extensão das áreas contribui para que, em breve, nos consagremos como o maior produtor mundial”.
Com o tema “Diversificação e Industrialização da Horticultura”, o congresso recebeu mais de 800 inscrições de trabalhos resultantes da pesquisa e extensão nas diversas subáreas da horticultura. Desses trabalhos, 60 foram selecionados para apresentação. “Estão previstos para o evento 14 mesas-redondas e 12 palestras, com vistas a apreender a realidade goiana e nacional”, ressalta o professor Manuel Gabino Masca, presidente do 46º CBO.  Segundo ele, “o título do evento se relaciona diretamente com a necessidade da diversificação produtiva. Na época atual em que vivemos a crise do mercado de soja, o produtor precisa buscar a diversificação como solução”.
Na abertura ocorreu a entrega do Prêmio ABH 2006, nas categorias “Hortaliças”, em que o vencedor foi Fernando César Sala, e “Plantas Medicinais e Aromáticas”, em que o trabalho de José Abrão Marquese foi o premiado. Os vencedores receberam um diploma e uma placa comemorativa. Além da entrega dos prêmios, ocorreu também homenagens a professores e autoridades presentes.
“Esse evento é um importante encontro de gerações”, emociona-se o presidente da ABH Paulo César Tavares de Melo, ao homenagear o professor Fernando Antônio Reis Filgueira. “Eu estudava seu livro e acho que todas as escolas conhecem seu Manual de Olericultura”, referencia o autor de diversas edições do manual.
“Nos últimos meses meu vocabulário foi enriquecido com palavras estranhas, linfonódulos, linfoma, quimioterapia, eu preferia as palavras de antes, tais como hibridização”. Quando o professor Filgueira começou a falar, emocionou seus ex-alunos e deixou o auditório em profundo silêncio. “Filgueira foi o presidente do 9º Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado em Goiânia, quando esses eventos tinham a participação de 100 pessoas”, destaca o presidente da ABH.
Também participaram da solenidade de abertura do evento o presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional João Bosco Umbelino, representante do Governador do Estado de Goiás; o secretário de Desenvolvimento de Goiânia João de Paiva; o representante do prefeito de Goiânia; o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) Francisco Antônio Silva de Almeida; o diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG Juarez Patrício de Oliveira Júnior; o chefe geral da Embrapa Hortaliças José Maurício; o presidente de honra do 46º CBO Fernando Antônio Reis Filgueira; dentre outros.
Estão previstas para o evento atividades como o “Dia do Produtor”, em que ocorrerá a mesa-redonda “Manejo e controle da mosca branca”, principal praga na cultura de tomates, que ocorrerá na quarta-feira dia 2 de agosto, no CEASA-GO, além de diversos minicursos e excursões técnicas em cidades vizinhas.
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFG