noticia2191.jpg

Interc_mbio acad_mico mobiliza estudantes

Em 14/07/06 14:42.
Com o apoio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), treze alunos da UFG foram aceitos em institui__es estrangeiras para participar de interc_mbio acad_mico e tamb_m em programas de p_s-gradua__o. Alguns at_ foram contemplados com bolsas de estudo.

Treze alunos da UFG foram aceitos em instituições estrangeiras para participar de intercâmbio acadêmico. Alguns até foram contemplados com bolsas de estudo. A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) intermediou os contatos, com o objetivo de fomentar a mobilidade internacional de graduandos e pós-graduandos. A CAI disponibiliza informações sobre cursos, convênios assinados pela UFG e programas que recebem apoio financeiro.

Nos próximos meses, quatro alunos de Comunicação Social viajarão para Portugal. Nayara Rocha Fragoso, Marla Rodrigues de Souza, Pedro Cavalcanti Gonçalves Rocha, Bárbara Cristina Arato Mendes de Almeida, todos do quinto período de Jornalismo. Eles vão estudar na Universidade de Coimbra, considerada uma referência em pesquisa e trabalhos voltados para a comunicação. “Além disso, é uma cidade universitária, com mais de 25%, dos 200 mil habitantes formados por estudantes”, comemora Pedro Cavalcanti. Para essa mesma instituição também vai Larissa Pereira de Castro, estudante de Direito.

Outros dois alunos da UFG vão mais além, ingressando no mestrado. Gustavo Pereira Portes, do sétimo período de Publicidade e Propaganda, ganhou uma bolsa muito concorrida para estudar no Japão. De acordo com a orientadora educacional da CAI, Alexandra Nogueira da Silva, a bolsa Monbukagakusho, conquistada pelo estudante, é uma das oferecidas pelo governo japonês , cuja seleção é regional. “Ele terá todas as despesas com passagem aérea, moradia e estudos pagas, e ainda ganhará uma ajuda de custo mensal em ienes - 172.000 ienes ou cerca de U$1,690.00 dólares”.

Gustavo revela já ter tentado outras duas vezes uma bolsa de graduação, sem sucesso. “As provas de exatas eram muito difíceis, incompatíveis com o nível secundário do Brasil”, justifica. Depois, Gustavo tentou a bolsa de mestrado e conseguiu. Ele vai morar dois anos em Sapporo, estudando na Universidade de Hokkaido.

Outro destaque é para Helga Barroso D’Ávila Ferreira, formada em Engenharia de Alimentos. Ela já obteve uma bolsa dentro do Programa Brafitec/CAPES para estudar na França, quando ainda era aluna da graduação da UFG. Dessa vez, ela embarca para o mestrado, também na França, apoiada pela bolsa Erasmus Mundus, oferecida pela União Européia. “Eu viabilizei meu retorno à França na época em que fui como acadêmica. A minha experiência anterior me possibilitou voltar à Europa pra fazer um mestrado, que sem dúvida será um diferencial em minha vida profissional”, acredita.

A bolsa Brafitec, que premiou Helga em 2002, dessa vez é conferida aos alunos Fernando Bretner Dias de Lima (Agronomia), Mara Lina Rodrigues e Luiz Flávio Andrade de Oliveira (Engenharia de Alimentos). Essa bolsa, financiada pela CAPES para a área de engenharias, garante moradia e assistência financeira, dando condições ao estudante de se dedicar exclusivamente às práticas acadêmicas. Esses, juntamente com Cássia Aparecida Coutinho, vão para a École Superieure D´Agriculture D´Angers.

Apesar da dor de deixar familiares e amigos, os estudantes apostam nas vantagens da experiência internacional. Outra preocupação daqueles que farão o intercâmbio é o local de moradia. A estudante de Publicidade Juliana França Celestino ficará seis meses na Universidade de Granada, na Espanha. Ela conta que a internet foi fundamental para descobrir preços mais acessíveis e melhores acomodações. “O orkut, por exemplo, foi decisivo na minha escolha. Tive contato com outros brasileiros que estão por lá e me indicaram qual a melhor forma de me instalar no país”.

Três estudantes de Medicina Veterinária vão realizar estágios nos Estados Unidos. Alessandra Nascimento de Souza e Giselle Bonifácio Neves vão estagiar no Loving Touch Animal Center, da Geórgia, e Alaôr Pereira Martins Júnior vai para a Universidade de Minnesota, em St. Paul.

Os interessados em pleitear bolsas de estudos no exterior ou mesmo fazer intercâmbio acadêmico em outros países podem procurar a CAI. Anualmente, a coordenadoria recebe os pedidos no mês de março, sendo que o estudante deve estar cursando pelo menos o quinto período do seu curso na UFG. O candidato é então submetido a uma avaliação de documentos podendo até ser testado em provas de seleção. Mais informações no site da CAI – www.cai.ufg.br .