Procom lança o projeto "Mais Saúde UFG"

在 12/04/06 07:12 上。
Objetivo e criar e manter ambientes saud_veis na universidade
A Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom) lançou nesta sexta-feira, 7, às 8h, o projeto “Mais Saúde UFG”. O evento ocorreu no Restaurante Executivo da Procom, onde foi servido um café da manhã. O pró-reitor Ernando Melo Filizzola destacou a importância das ações para se garantir a criação e a manutenção de ambientes mais saudáveis dentro da universidade. Apresentou outros projetos que serão implementados, como o Programa de Suporte à Saúde Mental, o Programa de Acesso a Serviços Básicos de Saúde aos Servidores e o Programa de Assistência aos Estudantes da Casa do Estudante. À oportunidade, Filizzola apresentou, ainda, a nova presidente da Comissão de Insalubridade e Periculosidade da UFG, a médica Naira Maria Siciliano. Participaram da solenidade o reitor Edward Madureira Brasil, o vice-reitor Benedito Ferreira Marques, dentre outros diretores de unidades e órgãos da UFG.
 
A seguir, veja uma síntese do projeto “Mais Saúde UFG”.
 
Na Carta de Ottawa (1986) conceitua-se a promoção da saúde “como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação do controle deste processo”. E acrescenta-se que “para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social o indivíduo ou o grupo deve ser capaz de identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio-ambiente”.
O mesmo documento afirma ser a saúde um conceito positivo (enfatiza recursos sociais, pessoais e capacidades físicas), um recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Atribui um papel de protagonista, a homens e mulheres considerados nas ações de promoção, como potencialmente capazes de vir a controlar os fatores determinantes da sua saúde.
Atualmente, a promoção da saúde é entendida como um campo conceitual, político e metodológico para analisar e atuar sobre as condições sociais que são criticas para melhorar a condição de saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A criação de ambientes saudáveis surge como um campo de ação prioritário na área de promoção da saúde. O termo “ambiente” incorpora não apenas a dimensão “física ou natural”, mas também cultural, social, política e econômica.
As ações de promoção da saúde concretizam-se em diversos espaços, em órgãos definidores de políticas, nas universidades e, sobretudo, nos espaços sociais onde vivem as pessoas.
Na Universidade Federal de Goiás, a Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária- PROCOM, que atua como principal gestor da política social, desenvolve programas e serviços voltados para a saúde que definem princípios, regras e expectativas desenhadas para estimular ambientes saudáveis e comportamentos positivos em saúde. Isto inclui:
1.      Programas e serviços de saúde e segurança no trabalho:
-         Serviço de saúde e Medicina Ocupacional,
-         Serviço Odontológico,
-         Serviço de Nutrição,
-         Serviço Social- Programa de Assistência às Necessidades da Idade Madura (PRANIM),
-         Programa Saudávelmente
2.      Programas de suporte à saúde mental e física;Supervisão da qualidade da alimentação servida no Restaurante Universitário.
3.      Acesso a serviços de saúde básicos para os servidores;
4.      O perfil de saúde, incluindo a saúde mental, bucal e nutricional dos estudantes moradores das Casas de Estudantes universitários.
5.      Uma política de segurança;
6.      Programa de reciclagem de lixo, qualidade da água e uso sustentável de energia;
7.      Programas de controle de recursos finitos e controle de desperdício e depreciação de imóveis e equipamentos (papel, salas, clínicas, mobiliário, equipamentos);
8.      Programas de preservação ambiental e controle de poluição.
9.      Parcerias com as unidades e órgãos da Universidade: relações estabelecidas com a comunidade universitária que dão suporte a ações de promoção de saúde
10.A existência de um espaço de educação infantil – Creche/ PROCOM, que atende os filhos de professores, técnico-administrativos e estudantes.
11.Ampliação da importância da saúde, promoção da saúde e da saúde publica no ensino e na pesquisa.
12.Articulação institucional para definição de políticas integradas.

资源: Assessoria de Imprensa