Ato público pela TV da UFG é sucesso
O ato público em prol da implantação da TV Educativa da Universidade Federal de Goiás, a TV da UFG, lotou o auditório da Biblioteca Central, no Campus II, na manhã da última quarta-feira. Sob o s1ogan “Eu quero a TV da UFG”, o evento contou com 30 instituições, entidades e parlamentares representados. "A presença em massa demonstra que a sociedade civil quer a TV da UFG funcionando", ressaltou o prof. Luiz Signates, presidente da Fundação RTVE, que gerencia a consolidação da emissora, cuja concessão já foi dada para operação no canal 14.
O ato teve início com a apresentação do coral da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos S/A, seguida pela leitura do manifesto da campanha pública em defesa da TV educativa. Em seguida, algumas autoridades públicas declaram apoio à TV da UFG, e o prof. Luiz Signates falou sobre a importância da Televisão Pública para a sociedade em suas conquistas democráticas. Ele ressaltou a forma como está sendo concebida a TV da UFG, por meio de debates com a sociedade civil, com o objetivo de promover um amplo projeto de educação para a televisão. O que foi reconhecido pelo reitor prof. Edward Madureira, "a televisão da universidade federal será um marco histórico da comunicação em Goiás, pela forma como está sendo concebida, com ampla participação social”.
Para manter a concessão, o sinal do canal tem de entrar no ar em dois anos em meio. Mas, para isso, faltam recursos financeiros. De acordo com o prof. Signates, cerca de R$12 milhões. Um dos meios para efetivar a arrecadação desse recurso será a doação. Para tanto, foi aberta a conta 140014-02, agência 4536-5 do Banco do Brasil.
Para encerrar o ato público em defesa da TV educativa da UFG, o prof. Gilson Schwartz, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), proferiu palestra sobre a “TV Pública na Sociedade do Conhecimento: educação e democracia”. Antes, fez uma entrada surpreendente no auditório com o grupo de percussão afro-brasileira Coró de Pau. A batida dos instrumentos ressoou em todo o ambiente, envolvendo os presentes, que ficaram de pé, batendo palmas no ritmo do som da banda.
Gilson Schwartz, que dirige o projeto "Universidade do Conhecimento", ressaltou o papel da comunicação na sociedade, afirmando que "a comunicação é uma ciência e uma arte de formar o espaço público". Ele falou ainda sobre a importância da parceria de setores públicos e privados, para a efetivação de projetos, como o da TV da UFG. Nesse sentido, Schwarts lançou a proposta de que o som do Coró de Pau – o grupo está lançando seu primeiro CD - fosse usado como toque de celular e colocado a venda pela internet, nos portais das operadoras de telecomunicação. A renda seria destinada ao fundo da TV da UFG. Ele terminou a explanação destacando a participação de toda a sociedade, de modo a legitimar a emissora de televisão da universidade.
Estiveram presentes no ato, o Reitor da UFG, prof. Edward Madureira Brasil; o vice-reitor, prof. Benedito Ferreira; o deputado federal Wilmar Rocha (PFL/GO); os deputados estaduais Fábio Tokarski (PC do B) e Mauro Rubem (PT); o presidente do Sebrae Goiás, João de Paiva Ribeiro; a secretária municipal de educação Márcia Carvalho, que também representou do prefeito Iris Rezende; a superintendente estadual de ensino Luiza Teixeira, que também representou o governador de Goiás Marconi Perillo, a vereadores Cidinha Siqueira (PT); o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Pedro Wilson (PT); diversos representantes de instituições e entidades, como Fieg, Celg, AGI, ABD, AGR, Sectec, Ministério Público e Acieg; além de outras autoridades da UFG, como o pró-reitores de Extensão e Cultura, prof. Anselmo Pessoa Neto, e de Graduação, profª Sandramara Matias Chaves, o diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, prof. Joãomar Carvalho, outros diretores, assessores e professores de diversas unidades acadêmicas.
Quelle: Assessoria de Imprensa
