UFG lan_a campanha em prol de TV educativa

En 08/03/06 08:45 .
Ato p_blico ser_ na ter_a-feira, _s 9h, no audit_rio da Biblioteca Central da UFG

UFG lança campanha em prol de TV educativa

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Goiás realiza solenidade de lançamento da campanha pela mobilização de recursos para a implantação da Televisão da UFG, no próximo dia 14, terça-feira, às 9h, no auditório da Biblioteca Central (Campus II). O evento contará com a presença das principais autoridades do Estado, além dos diretores das unidades da Universidade e de aproximadamente 50 instituições culturais e educativas, todas integrantes do Fórum em Prol da TV Educativa da UFG.

A intenção da Fundação RTVE, instituição da UFG que detém a concessão do Canal 14, é gerir de forma aberta e democrática a programação da nova emissora. A campanha será, dessa forma, um esforço de envolvimento máximo da comunidade universitária e da sociedade goiana.

Na solenidade, será feito o lançamento do manifesto em prol da TV Educativa da UFG, além de uma conferência sobre a temática “TV pública na sociedade do conhecimento: educação e democracia”, com o Prof. Dr. Gilson Schwartz, docente da Universidade de São Paulo, jornalista e articulista do jornal “Folha de São Paulo”, atual diretor do Projeto “Cidade do Conhecimento”.

 

 

 

Histórico

Pela primeira vez Goiás contará com um canal educativo em sua grade de programação televisiva. Pleiteado pela Fundação RTVE, o canal educativo 14-E, de freqüência UHF, vai ser transmitido para toda a Grande Goiânia. Será um espaço de mídia inclusiva, no qual haverá espaço para a participação de entidades representativas, ONGs, sindicatos, associações de bairros e a comunidade goiana.

            Por ser um canal a serviço do interesse público, toda a estruturação da nova emissora conta com o investimento governamental e a sensibilização da sociedade goiana e demais órgãos que poderão atuar ativamente na grade de programação. O retorno desta aplicação será a construção da única emissora de televisão educativa no Estado de Goiás que, certamente, contribuirá para um novo estágio na relação entre o meio acadêmico-científico goiano, tendo a UFG como sua instituição principal, e a sociedade em geral.

Fuente: Imprensa/UFG