Posse IPTSP

Nova direção toma posse no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

On 01/16/26 09:20 .

Discursos destacaram novo laboratório NB3 e a consolidação do curso de Fisioterapia

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

 

O início do mandato da reitora Sandramara Matias Chaves, como ocorre tradicionalmente na Universidade Federal de Goiás, também coincide com a posse de diversos novos diretores de unidade. No dia 15 de janeiro, mais uma cerimônia de posse foi realizada no gabinete da reitoria. Desta vez a diretoria do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) para a gestão 2026/2030. A mesa diretiva foi composta pela reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, pelo diretor empossado, Yves Mauro Fernandes Ternes, e pela nova vice-diretora, Thaís Rocha Assis. Também integraram a mesa as gestoras que deixaram os cargos, a ex-diretora Flávia Aparecida de Oliveira e a ex-vice-diretora Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, além da vice-reitora da UFG , Camila Cardoso Caixeta.  Confira o álbum de fotos do evento.

Posse IPTSP
Mandato da direção é de quatro anos

 

Em seu discurso de despedida, Megmar Carneiro destacou, primeiramente, o sentimento de gratidão pela força coletiva do IPTSP, ressaltando que, apesar dos desafios institucionais e orçamentários, a gestão nunca esteve sozinha. Ela enfatizou a consolidação de projetos estratégicos, citando conquistas como a estruturação do laboratório NB3 e o fortalecimento do curso de fisioterapia e da pós-graduação. Por fim, Megmar deixou um conselho para os novos gestores focado na valorização das pessoas, afirmando que não é possível realizar uma gestão de forma isolada, devendo o coletivo ser a base de todo o trabalho.

Posse IPTSP
Thaís Rocha Assis é a nova vice-diretora do IPTSP

 

A nova vice-diretora, Thaís Rocha Assis, iniciou sua fala expressando seu profundo compromisso com as instituições públicas, lembrando sua trajetória familiar e acadêmica inteiramente construída no ensino público até se tornar docente na UFG há 15 anos. Ela também manifestou o desejo de conduzir uma gestão participativa e coletiva, utilizando o trabalho da gestão anterior como referência. Thaís destacou também a implementação de propostas de acolhimento para mães (estudantes, técnicas e docentes) no IPTSP, visando garantir o direito de cuidar dos filhos sem prejuízos injustos no ambiente acadêmico.

A ex-diretora Flávia Aparecida de Oliveira realizou um discurso marcado pela celebração da autonomia universitária e da democracia, relacionando o momento da posse ao fortalecimento do processo democrático dentro da UFG. Ela também destacou a natureza processual da gestão pública, mencionando que grandes feitos, como o curso de Fisioterapia e o laboratório NB3, foram sonhos cultivados ao longo de várias gestões e que agora floresceram. Além disso, Flávia enfatizou o legado de infraestrutura e parcerias, detalhando o relatório de gestão que incluiu investimentos em equipamentos de ponta, reformas estruturais e o fortalecimento da extensão e pesquisa no instituto.

Posse IPTSP
Yves Mauro Ternes destacou os projetos para os próximos quatro anos

 

O novo diretor, Yves Mauro Fernandes Ternes, reafirmou seu sentido de responsabilidade ética com o projeto de universidade pública, encarando a nova função como um propósito de vida e carreira. Sua fala destacou metas ambiciosas para a infraestrutura de vanguarda, como a inauguração do único Laboratório de nível de segurança 3 (NB3) o primeiro de Goiás e a expansão do Centro Multiusuário de Pesquisa. Yves também ressaltou o papel social da ciência, afirmando que o IPTSP não faz gestão apenas para indicadores, mas para atuar como um pilar da saúde pública e da dignidade humana.

Posse IPTSP
Sandramara Matias Chaves destacou o potencial de crescimento do IPTSP

 

Encerrando a cerimônia, a reitora Sandramara Matias Chaves sublinhou o potencial de crescimento do IPTSP, declarando sua confiança de que o instituto continuará a entregar resultados fundamentais para a sociedade goiana. Ela apresentou os cinco princípios norteadores de sua gestão na UFG: diálogo, acolhimento, respeito, ética e transparência. A reitora também celebrou o marco histórico da liderança feminina, destacando que, pela primeira vez, a UFG possui duas mulheres à frente da reitoria, o que reforça o compromisso com uma gestão inclusiva e democrática.

Posse IPTSP
Cerimônia foi realizada no gabinete da Reitoria

 

Source: Secom UFG

Categories: Notícias IPTSP Posse