Sandramara Matias Chaves assume como reitora da UFG
A cerimônia de posse de toda a equipe da gestão ocorrerá no dia 30 de janeiro
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
Foi realizada na manhã de hoje, 12/1, a assinatura do termo de transmissão de cargo da Reitoria da UFG para a gestão 2026-2030. Sandramara Matias Chaves assume o cargo de reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o compromisso de valorizar o papel da Universidade como farol de inclusão social e espaço de produção de conhecimento emancipador. Camila Cardoso Caixeta será nomeada vice-reitora a partir de 21 de janeiro. A cerimônia de posse da nova gestão, aberta a toda a comunidade, será realizada no dia 30 de janeiro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, em horário a ser divulgado em breve. Confira o álbum de fotos do evento.

Reitora eleita e empossada da UFG, Sandramara Matias Chaves
Em um dia de profundo significado para a equipe que assume a gestão, Sandramara Matias Chaves destacou que esse ato marca o resgate ao respeito da decisão democrática da comunidade universitária, culminando na celebração que esse momento representa. Ela iniciou sua fala agradecendo à professora Angelita Pereira de Lima e ao professor Jesiel Freitas Carvalho por terem assumido a Universidade em um momento delicado e pelo trabalho desenvolvido à frente da UFG, estendendo os agradecimentos a toda a equipe gestora. A reitora seguiu destacando a importância do trabalho da comunidade universitária. “A força da UFG está no diálogo aberto e na construção coletiva, com os gestores, nos conselhos, nas salas de aulas, nos fóruns, nos campi e nas assembleias. Encontraremos as soluções mais criativas e justas para os desafios que se apresentam.”
Sandramara ressaltou que o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão seguirá sendo a base, reforçando que as universidades públicas produzem conhecimento de fronteira e, ao mesmo tempo, oferecem respostas concretas aos problemas mais urgentes da nossa população. “Defender a universidade pública é defender um projeto de nação soberana e democrática.” Ela complementou afirmando que a gestão será baseada em cinco pilares: diálogo, acolhimento, respeito, ética e transparência. “Assumo a Reitoria com entusiasmo e humildade mas, ao mesmo tempo, com a tranquilidade de quem acredita no potencial desta instituição. Que possamos juntos honrar a história da Universidade, que chegou até aqui graças à luta e dedicação de inúmeras pessoas. Escreveremos com trabalho e esperança os próximos capítulos desta instituição, em defesa da UFG que queremos. Vamos à luta”, finalizou.
A reitora que deixa o cargo, Angelita Pereira de Lima, destacou que a UFG é uma instituição embasada no respeito e na continuidade de projetos. “Nós, que deixamos o cargo, assumimos a UFG em 2022 em um ambiente cheio de incertezas e felizmente terminamos a gestão como inovadores e resolvedores de problemas. Hoje somos uma Universidade de Excelência, mesmo quando outras instituições do mesmo porte anunciam crises”, afirmou. Angelita Lima creditou o êxito à força e à maturidade da UFG, com gestores que confiaram na competência e dedicação da equipe. “Ressalto a visão estratégica que norteou a ação de gestão em função do Ensino de Graduação na UFG, programas como PROAG, ProCampo, nova monitoria e o seguro de vida para os estudantes são exemplos disso”, relembrou.
Segundo ela, a superação dos desafios só foi possível porque houve o exercício do diálogo com transparência e a firmeza para tomar as decisões necessárias. Foi com essa perspectiva que os 30 conselhos diretores da Universidade foram visitados, o que culminou na elaboração do projeto de Pequenas Reformas, que beneficiou o espaço físico da Instituição. “O senso de oportunidade não nos faltou e, com a sinalização do governo Lula, fomos contemplados com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento da Educação - Campus de Cidade Ocidental, Centro de Aulas do Campus Goiás, Restaurante Universitário do campus Aparecida de Goiânia e Espaço Intercultural Indígena”, relembrou.
A cerimônia contou também com a presença dos novos gestores, bem como daqueles que deixaram o cargo, além dos reitores Edward Madureira Brasil (2006 a 2010, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022), Orlando Afonso Valle do Amaral (2014 a 2018) e Milca Severino (1998 - 2002/2002 - 2006).

Reitores da UFG se reuniram na cerimônia Edward Madureira Brasil (2006 a 2010, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022), Milca Severino (1998 - 2002/2002 - 2006), Camila Cardoso Caixeta (vice-reitora da UFG), Sandramara Matias Chaves (Reitora da UFG), Angelita Pereira de Lima (2022 a 2025), Jesiel Freitas Carvalho (2022 a 2025) e Orlando Afonso Valle do Amaral (2014 a 2018)

A cerimônia de posse de toda a equipe da gestão ocorrerá no dia 30 de janeiro

Nova equipe da gestão a UFG para o mandato 2026-2030

Equipe da gestão 2022-2026
资源: Secom UFG
