Concluída a licitação da construção inicial do Câmpus Cidade Ocidental
A liberação do orçamento deve ser feita ainda no mês de janeiro.
Texto: Caroline Pires
A Universidade Federal de Goiás comemora a conclusão do processo de licitação das obras da sede da Universidade no Campus Cidade Ocidental. Em meados de 2025 foi aberto o processo que tomou como objeto de licitação a contratação de uma empresa de engenharia para a construção do Instituto de Inovação em Gestão (IGG), que provisoriamente funciona em um prédio cedido pela prefeitura da cidade. Todos os trâmites do processo de licitação foram conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e já estão homologado pela Pró-reitoria de Administração e Finanças, aguardando apenas liberação do orçamento pelo Governo Federal, o que deve ocorrer ainda no mês de janeiro, para efetivar a contratação da empresa, empenhar o valor da obra e dar início a construção. O trabalho de elaboração do projeto do espaço foi fruto dos esforços da Secretaria de Infraestrutura, Faculdade de Artes Visuais, Escola de Engenharia Civil e Ambiental, além da coordenação do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (GT Infra), constituído nessa gestão.
Para a estruturação do Câmpus em Cidade Ocidental, o PAC da Educação destinou um pacote de 60 milhões de reais para a UFG, sendo 50 milhões para obras e 10 milhões para a compra de equipamentos básicos para a estruturação do campus. A obra será construída na área de 500 mil metros quadrados, pertencente a UFG, em um projeto de aproximadamente 8.000 metros quadrados de área construída, para abrigar as atividades do novo câmpus. Jesiel Freitas Carvalho, vice-reitor da UFG, destacou que será realizada toda a infraestrutura básica do Campus Cidade Ocidental, inclusive a construção do Pórtico de acesso, guarita de acesso. "Tudo isso só foi possível graças a uma mobilização, articulação e ação muito bem planejada, que contou com uma assessoria relevante e forte da própria Universidade. Foi um processo rico, inovador e bastante exitoso", frisou.
A comissão responsável pela implantação do câmpus da UFG em Cidade Ocidental realizou, desde 2024, uma série de reuniões e discussões, com especialistas da UFG e de outras instituições, buscando a definição de um modelo que fosse inovador, atrativo para os estudantes e que contemplasse as carências e as demandas da região. O Câmpus Cidade Ocidental está em funcionamento, desde agosto de 2025, e conta com "seis cursos inovadores e que vai suprir uma demanda do mundo do trabalho uma vez que atendem os desafios do país", frisou o vice-reitor da UFG. Foram ofertadas 240 vagas no primeiro processo seletivo, realizado no último mês de maio, que são divididas entre os cursos de Administração Pública, Ciências da Segurança, Engenharia de Software, Engenharia da Segurança Cibernética, Gestão de Saúde Digital e Inteligência Artificial para Políticas Públicas.
Histórico de implementação
As tratativas para a implementação de um câmpus da Universidade Federal de Goiás na Cidade Ocidental tiveram início há cerca de dez anos. Em 2015, a UFG recebeu a doação de uma área doada pela Emsa empreendimento, com 500 mil metros quadrados e situada no bairro Morada das Garças, na região central do município. Contudo, somente em 2024, com o PAC da Educação do Governo Federal, a UFG foi contemplada com aprovação de recursos para a implementação do câmpus Cidade Ocidental, além de outras três grandes obras, sendo elas o Restaurante Universitário do Câmpus Aparecida de Goiânia, a construção do Centro de Aulas do Câmpus Cidade de Goiás e a aldeia intercultural que funcionará como espaço multiuso para estudantes indígenas, com auditório e alojamento.

Fonte: Secom
