PPGMTSP/UFG abre inscrições para mestrado e doutorado em 2026
As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) na Universidade Federal de Goiás (UFG), tornou público o edital do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado estarão abertas de 10 de dezembro de 2025 até às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026.
Ao todo, serão ofertadas 22 vagas para o Mestrado e 20 vagas para o Doutorado na ampla concorrência. Conforme previsto na Resolução CONSUNI 07R/2015, o programa também disponibiliza igual número de vagas adicionais destinadas a candidatos(as) pertencentes a grupos minorizados, totalizando 44 vagas no Mestrado e 40 vagas no Doutorado, no âmbito da política de ações afirmativas da Pós-Graduação da UFG.
A distribuição das vagas ocorre por orientador, de acordo com a disponibilidade de orientação. O quantitativo específico por docente está detalhado no edital, especialmente no subitem 3.8.
Heteroidentificação
Candidatos(as) que se autodeclararem pertencentes a grupos minorizados deverão se submeter à Banca de Heteroidentificação, que será realizada entre 2 e 6 de março de 2026. Informações sobre horários e locais serão divulgadas posteriormente pelo programa.
Prova escrita e candidatos de outros estados
O exame escrito de conhecimentos específicos tem caráter eliminatório e classificatório, duração máxima de três horas e contará com questões discursivas e de múltipla escolha. Candidatos residentes fora do estado de Goiás poderão solicitar a aplicação da prova em outra instituição de ensino superior (IES), mediante solicitação por e-mail (ppgmtpsp.iptsp@ufg.br) até 8 de fevereiro de 2026. A viabilidade da solicitação será analisada pelo programa, sem garantia de atendimento, e a decisão será informada até 48 horas antes da prova.
Exigência de proficiência em línguas
Candidatos estrangeiros cuja língua materna seja o inglês estão dispensados do exame de suficiência em inglês, mas deverão comprovar proficiência em língua portuguesa por meio de documentação válida, como diplomas de cursos em português ou certificados reconhecidos (CASLE/UFG ou CELPE-BRAS).
Para o ingresso no Doutorado, candidatos que tenham sido aprovados em exame de suficiência em inglês durante um mestrado reconhecido pela CAPES/MEC poderão ser dispensados(as) do novo exame, desde que a comprovação tenha sido realizada há, no máximo, cinco anos. Certificados de proficiência em inglês também serão aceitos dentro desse mesmo prazo de validade para o ingresso para o mestrado.
Para mais informações, acesse a página do PPGMTSP.
Kategorien: Notícias Inscrições abertas editais IPTSP

