CEI

CEI UFG celebra 20 anos e contribuições ao empreendedorismo

Em 17/12/25 16:49.

Cerimônia festiva ainda contou com graduação de startups e foi prestigiada por autoridades

Texto: William Correia e Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 


Em 2025, o Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI UFG) completa 20 anos de uma trajetória assentada em desafios, conquistas e importantes contribuições ao empreendedorismo goiano, consolidando um legado vivo que foi objeto de celebração durante evento festivo realizado nesta terça-feira (16/12), no auditório da Agência UFG de Inovação, localizado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS UFG).

A cerimônia teve início com a formação de mesa diretiva composta pelo vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, e pela diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges. Suas falas convergiram na defesa da importância da incubadora para a história recente da Universidade e em prol da valorização do impacto social e econômico gerado pelas iniciativas que foram, são e serão abrigadas pela estrutura.

Na sequência, o gerente do CEI UFG, Anderson Almeida, realizou uma apresentação com o retrospecto das ações e das realizações do Centro nessas duas décadas, desde a concepção como Proine/UFG (Programa de Incubação de Empresas da UFG), em 2005, até o momento atual, em que existem 24 empresas juniores (EJs) associadas, 25 iniciativas pré-incubadas, 16 startups incubadas e um saldo total de 42 empresas graduadas ao longo do tempo.

Três dessas 42 empresas graduadas completaram o ciclo de incubação e foram certificadas, inclusive, durante o evento. BioTiers, Chameleon e Redcheck, representadas respectivamente pelos empreendedores Lara Barroso, Lourenço Kawakami e Lucas Estefano, que tiveram a oportunidade de discursar, ainda receberam placas de reconhecimento pelo atingimento do mais alto grau de maturidade em seus negócios.

Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG, lembrou que a Universidade conta hoje com laboratórios de nível internacional mas para formar pessoas com o nível arrojado e, para isso, é necessário ter contato com professores que estão trabalhando na fronteira do conhecimento. “Trabalhamos com uma fundação sólida de formação, para que venham os problemas, e nós estaremos prontos para lidar com eles”, afirmou. Ele aponto ainda as três empresas graduadas atuam em áreas diferentes do conhecimento, nas área de Farmácia, TI e Medicina, o que denota a importância de uma atuação ampla e que alcance variados pontos da sociedade. “O CEI foi crescendo e com isso temos visto o amadurecimento dos projetos que estão sendo realizados aqui”, finalizou.

Compareceram e prestigiaram a solenidade a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação da UFG, Fabíola Fiaccadori; o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG (DTIT/PRPI/UFG), Marinaldo Ribeiro; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), Luizmar Ribeiro; o atual diretor do Instituto de Química (IQ/UFG) e pró-reitor de de Pesquisa e Inovação da UFG nomeado para a próxima gestão, Wendell Coltro; a atual vice-diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) e a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação da UFG nomeada para a próxima gestão, Natalia Aredes.

Outras presenças importantes foram a da pró-reitora de Extensão e Cultura em exercício da UFG, Adriana Régia; da diretora da Fundação RTVE (Rádio e Televisão Educativa e Cultural), Silvana Coleta; da analista de inovação do Sebrae Goiás, Emília Rosângela; e de representantes da Fábrica de Software do Instituto de Informática (INF/UFG), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Secretaria de Inovação e Transformação Digital (SIT) da Prefeitura de Goiânia, Senai Hub Goiás, Hub Cerrado, HUB Goiás e do Movimento Empresa Júnior (MEJ), além de professores, servidores e outros representantes da própria Universidade.

 

CEI

 

 

CEI01

 

 

CEI02

 

 

CEI03

Fonte: Secom e PRPI

Categorias: Notícias Noticias