Fundação de Apoio à Pesquisa resgata seus 44 anos de história
Funape Memória valoriza o papel das pessoas na construção e crescimento da fundação
Texto: Caroline Pires
Fotos: Comunicação Funape
O auditório Ipê da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG) ficou repleto de pessoas, memórias e impulso para o futuro nesta terça-feira, 16/12, na ocasião do lançamento do Projeto Memória Funape. A fundação atua há mais de quatro décadas na UFG, com o objetivo maior de dar suporte a gestão de centenas de projetos na área de pesquisa, ensino, extensão, cultura, além do desenvolvimento institucional e de inovação tecnológica. Os participantes foram convidados a assistir um documentário, que retratou o nascimento da instituição, os desafios enfrentados e a maneira como as principais crises foram superadas para que a Funape tivesse a envergadura que possui hoje: com um total de 1.634 projetos captados e executados nos últimos três anos. O Memória Funape foi coordenado pelo prof. Pablo Lisboa, que realizou o trabalho de resgate histórico da fundação, por meio de entrevistas, busca em acervo documental e relatos de gestores, buscando reunir os pontos centrais que enaltecessem tanto a construção quanto a consolidação da instituição.
A diretora executiva da Funape, e reitora eleita da UFG, lembrou que, quando chegou na Fundação, teve contato com uma dinâmica e uma estrutura diferente do dia-a-dia da Universidade. “Foram anos de muito trabalho, desafios e muitas conquistas. O grande objetivo do Memória Funape é exatamente resgatar essa longa história de luta e muita superação de todos os que passaram por aqui”, pontuou. A diretora executiva lembrou ainda que há colaboradores que estão na Funape desde a sua fundação, assim como outros que chegaram como menores aprendizes e hoje ocupam cargos de direção na instituição. Já Pablo Lisboa reforçou que o documentário foi pensando e produzido com a colaboração de várias mãos. “Buscamos escutar tanto as pessoas quanto os documentos. Baseamos o roteiro na colaboração de cada indivíduo, não deixando de lado a afetividade”, pontuou. A realização do projeto, segundo ele, promove a construção de um senso de identidade e participação, refletindo um dos motivos que permitiram a Funape ter a força que possui hoje na UFG.
O diretor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, disse que fez questão de comparecer ao evento para valorizar a importância que a Funape possui no cenário de produção da Ciência no Estado de Goiás, "cada instituição da sua forma: amparando e apoiando colabora de maneira fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado", reforçou. Já o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, afirmou que a Funape cresceu junto com a UFG e que a atuação da fundação permite que a centenas de projetos possam ser executados e geridos com transparência e profissionalismo “hoje temos mais de 250 laboratórios de pesquisa na universidade e com certeza em cada um deles tem Funape”, considerou.

Os gestores da Funape, ao longo desses anos, se reuniram para uma foto histórica
Legado de trabalho em prol da Ciência
Fundada em 02 de junho de 1981, por um grupo de 20 professores, com o apoio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Fundação atua há mais de quatro décadas com a missão de apoiar a gestão de projetos nas áreas de pesquisa, ensino, extensão, cultura, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. Nos últimos três anos, captou e executou 1.634 projetos, consolidando seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico no país.
Diante da relevância da Fundação no cenário da gestão administrativa e financeira de projetos, a iniciativa Memória FUNAPE surge como uma estratégia de valorização institucional. Por meio do resgate das narrativas de memória, do acervo documental da instituição e de relatos de gestores e a equipe do projeto.

Linha do tempo ficará exposta de maneira permanente na Funape

Sandramara Matias Chaves inaugurou o seu retrato da Galeria de Diretores da Funape

Mural apresentou o nome de todos os colaboradores da Funape
Source: Secom/UFG, com informações da Funape
