Professora da Fanut conquista 1º lugar em prêmio do cone sul
Maria Aderuza Horst se destacou na categoria pesquisador sênior do Prêmio Mercosul de C&T
Texto: da Redação, com informações da FF UFG
Imagem: divulgação
A professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (Fanut UFG), Maria Aderuza Horst, obteve o primeiro lugar no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologiam, categoria pesquisador sênior.
O anúncio dos vencedores da edição 2025 foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O trabalho premiado intitula-se "Genômica Nutricional e Justiça Alimentar: Estratégias Científicas para Promover Intervenção Nutricional para Redução de Fatores de Risco Cardiometabólico". A pesquisa alinha-se ao tema central desta edição do prêmio: "Segurança Alimentar no Contexto das Mudanças Climáticas".
Segundo o CNPq, o tema escolhido possui especial importância para o bloco econômico, dada a relevância da agricultura para os países da região. Os trabalhos contemplados abordam linhas fundamentais, como a resiliência de agricultores familiares e comunidades tradicionais às mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade alimentar.
Como vencedora na categoria pesquisador sênior, a mais alta da premiação, a docente da UFG receberá o valor de R$ 50 mil, além do reconhecimento internacional pelo impacto de sua produção científica.
Em nota, a diretora da Faculdade de Nutrição, professora Thaísa Anders Carvalho Souza, celebrou a conquista. "A Faculdade de Nutrição fica muito feliz e orgulhosa com a conquista de nossa docente! O prêmio de Melhor Pesquisadora Sênior é um reconhecimento merecido pela trajetória dessa profissional dedicada e inovadora."

资源: Faculdade de Farmácia UFG
