Medalha de Honra UFG 2025

Egressos recebem Medalha de Honra UFG 2025

Em 08/12/25 16:15.

30 ex-estudantes foram homenageados por se destacarem em suas áreas de atuação

Medalha de Honra UFG 2025
Egressos homenageados com a Medalha de Honra UFG 2025

 

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira, Júlia Barros e Evelyn Parreira

Dando início às atividades de comemoração de seus 65 anos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na última sexta-feira (5/12), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, a cerimônia de entrega da Medalha de Honra UFG — honraria concedida a ex-estudantes de graduação, mestrado ou doutorado que se destacam por suas contribuições à sociedade. A homenagem, instituída pela Resolução Consuni 17/2017, é realizada uma vez a cada reitorado.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

Ao todo 30 egressos de todas as áreas de conhecimento receberam a medalha. Eles foram indicados pelos Conselhos Diretores das unidades acadêmicas, colegiados das unidades acadêmicas especiais e pela Reitoria. As indicações foram referendadas pelo Conselho Universitário (Consuni).

Veja abaixo a lista de homenageados.

Medalha de Honra UFG 2025
Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou papel da UFG na formação de lideranças

 

A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal oficial da UFG no YouTube, teve início com a apresentação de dois integrantes do projeto Sinfônica UFG — a pianista Letícia Broetto e o professor e tenor solista Adriano Pinheiro, ambos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.

“Estamos iniciando [as comemorações dos 65 anos da UFG] com vocês: nosso orgulho, nossas vitrines, nossos espelhos, nossas lideranças, que passaram a sua formação por aqui em algum momento e que expressam o que a universidade pública brasileira faz para enfrentar os desafios da sociedade”, saudou a reitora Angelita Pereira de Lima.

A Medalha de Honra UFG, como reforçou Angelita, é entregue apenas uma vez a cada quatro anos, o que a torna ainda mais representativa da importância do trabalho desenvolvido pelos homenageados. “Isso consolida a ideia de que a UFG forma as lideranças que tomam as grandes decisões do país e que fazem a diferença”, completou.

A reitora lembrou que, em 2025, a UFG foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma universidade de excelência, que está entre as 3% melhores instituições de ensino superior do Brasil. “O trabalho que vocês fazem também é testemunha da importância da política pública mais estratégica do país, que é a educação. Vocês são o elo da UFG com a sociedade em todos os âmbitos que atuam”, disse Angelita aos homenageados.

A reitora da UFG nas gestões 1998–2002 e 2002–2006, Milca Severino Pereira, afirmou que a cerimônia registra o sucesso dos homenageados na história da Universidade, construído coletivamente. “Esta homenagem tem um significado exemplar, não somente do papel da universidade na sociedade, mas da transformação desta Universidade na vida de vocês e na vida das pessoas que vocês alcançam com seus saberes nas diferentes áreas do conhecimento”, celebrou.

Medalha de Honra UFG 2025
Mauro Pires, atual presidente do ICMBio, manifestou gratidão pela homenagem

 

Discurso dos homenageados

Falando pelos homenageados, o egresso de Ciências Sociais Mauro Oliveira Pires, atual presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), destacou que as 30 trajetórias, apesar de distintas, estão unidas pela gratidão à UFG e à transformação por ela proporcionada. “A UFG nos melhorou como pessoas, nos deixou mais cientes do nosso papel e da nossa responsabilidade”.

Para Mauro, os relevantes serviços aos quais a Medalha de Honra UFG homenageia representam uma devolução à sociedade daquilo que receberam da Universidade. “Este evento não consagra apenas a trajetória individual, mas também reafirma os nossos compromissos coletivos. Cada um de nós, onde quer que atue, leva consigo um pedaço desta Universidade; somos extensão viva da UFG na sociedade e somos também seus tributários”, declarou.

Lembrando de como a UFG o aproximou ainda mais da política ambiental, Mauro fez uma defesa pública do Instituto Nacional do Cerrado (INC) — uma proposta de criação de um centro de excelência em pesquisa sobre o bioma que já tem o apoio de 24 universidades e institutos de pesquisa de sete estados. “Defender o Cerrado é defender o Brasil, é defender suas águas, suas árvores, sua diversidade e sua gente”.

Também discursando em nome dos homenageados, a egressa de Ciências Biológicas e da pós-graduação em Ecologia e Evolução, Caroline Corrêa Nóbrega, usou sua trajetória pessoal para abordar a importância da formação proporcionada pela UFG para o enfrentamento das desigualdades de gênero.

“A formação que recebi me permitiu ocupar não apenas a diretoria da organização que hoje lidero [Oscip Aliança da Terra], mas também me deu voz e me permitiu ocupar espaços de poder e me posicionar de igual para igual em ambientes muito machistas e por vezes hostis. E aqui falando em nome de tantas mulheres fortes e brilhantes, reforço a importância que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços de poder”, conclamou.

Medalha de Honra UFG 2025
Caroline Nóbrega, graduada e pós-graduada na UFG, destacou papel das mulheres

 

Homenageados com a Medalha de Honra UFG 2025:

Aava Santiago Aguiar
Graduação em Ciências Sociais (2011)
Idealizadora de projetos importantes para Goiás, como o Passe Livre Estudantil e o Você Não Está Sozinha. Foi eleita vereadora em 2020 e reeleita em 2024 como a mulher mais votada da história de Goiânia. Como ativista pela educação pública, destacou-se na luta pela democratização do ensino superior e no encurtamento das distâncias territoriais, políticas, sociais e simbólicas entre as juventudes periféricas e a universidade. Reconhecida por unir fé, ciência e compromisso social.

Adriana Sauthier Accorsi
Graduação em Direito (1995) e especialização em Ciências Penais (1998)
É advogada, delegada de Polícia por concurso (desde 1999) e política goiana. Na Polícia Civil, destacou-se por mais de oito anos à frente da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Foi a primeira mulher a assumir o posto de delegada-geral da Polícia Civil de Goiás, em 2011. Atualmente é deputada federal, onde atua nas Comissões de Segurança Pública e de Defesa dos Direitos da Mulher, com foco em justiça social e segurança cidadã.

Alex Felipe Rodrigues Lima
Graduação em Estatística (2013)
Desde 2013, é pesquisador do Instituto Mauro Borges (IMB) do Estado de Goiás. Foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia e assessor executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Foi premiado por trabalhos apresentados no I Prêmio Nacional de Educação e no XXIV Prêmio Tesouro Nacional. Possui mais de 20 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Ana Carolina Steinkopf
Graduação em Musicoterapia (2013)
Idealizadora do Mapa Autismo Brasil (MAB), o maior levantamento nacional sobre o perfil sociodemográfico e clínico de pessoas autistas no país, e do projeto Uma Sinfonia Diferente, primeiro musical de pessoas com autismo no Brasil. Embaixadora da Brazil Conference em Harvard & MIT (2025). Ganhadora do prêmio Innovators Under 35 do MIT, prestigiado reconhecimento para jovens lideranças que desenvolvem soluções de alto impacto.

Ana Paula de Jesus Assis
Graduação em Ciência da Computação (1996)
Com uma carreira sólida na International Business Machines (IBM), destacou-se por ocupar cargos de liderança no Brasil e no exterior, tornando-se a primeira mulher a dirigir a empresa na América Latina. Foi membro do conselho da JA Américas e hoje atua como conselheira da Trane Technologies. É membro do conselho consultivo internacional da IESE Business School. Atualmente é vice-presidente sênior (SVP) e chair da IBM para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Antônio Cesar Batista Alvino
Graduação em Química (2015), mestrado em Química (2017) e doutorado em Química (2021)
Professor assistente na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisador com importante papel na implementação da Lei n.º 11.645/2008 no ensino de Química, com ênfase no ensino de Química afrocentrado.

Caius Cesar de Castro Brandão
Graduação em Filosofia (2011), mestrado em Filosofia (2014) e doutorado em Filosofia (2022)
Com sólida trajetória acadêmica e atuação como tradutor profissional, acumulou duas décadas de experiência na concepção e implementação de programas de direitos humanos e desenvolvimento comunitário, no Brasil e no exterior.

Caroline Corrêa Nóbrega
Graduação em Ciências Biológicas (2009), mestrado em Ecologia e Evolução (2011) e doutorado em Ecologia e Evolução (2016)
Atuou como pesquisadora no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), no Núcleo de Estudos Indígenas (2013 a 2019). Como diretora-geral da OSCIP Aliança da Terra, comanda uma das principais frentes não governamentais de prevenção e combate a incêndios florestais no Brasil. Sua atuação tem como pilares a conservação da biodiversidade e a promoção de uma produção agropecuária sustentável.

Catarina de Almeida Santos
Graduação em Pedagogia (1998) e mestrado em Educação (2002)
Professora associada da Universidade de Brasília (UnB). Uma das coordenadoras da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (REPME), atua em disputas importantes da política educacional brasileira no Ministério da Educação (MEC), nas casas legislativas estaduais e municipais, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF). Conselheira do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Capes. Membro do Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero da Capes.

Cíntia Guajajara
Graduação em Licenciatura Intercultural com Habilitação em Educadores Indígenas (2015)
Grande liderança do povo Guajajara. Secretária-adjunta de Educação Escolar Indígena do Maranhão. Vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA). Representante da Educação pela região Araribóia na Comissão de Caciques e Lideranças do Território Araribóia (Cocalitia). Pesquisadora da Ação Saberes Indígenas na Escola.

Dalton Oliveira de Paula
Graduação em Artes Visuais (2011)
Fundador do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, ganhador do Chanel Next Prize e do Soros Arts Fellowship Award, concedido pela Open Society Foundation em 2023. Convidado da Stranieri Ovunque – Foreigners Everywhere para a 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza (2024). Sua obra integra coleções importantes, como as do Museum of Modern Art (MoMA), dos Estados Unidos; do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Brasil; do Art Institute of Chicago, EUA; e do Institute of Contemporary Art (ICA Miami), EUA, entre outras.

Daniel Gabriel Borges
Graduação em Educação do Campo (2019)
Atuou na Universidade Federal de Goiás (UFG) em ensino, pesquisa e extensão. Lecionou da educação básica ao ensino superior, na formação de estudantes e professores. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (GO).

Daniela Silva Canella
Graduação em Nutrição (2007)
Professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da Universidade de São Paulo (USP). Compõe a diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição (2024–2026).

Gilcilene Maria dos Santos El Chaer
Graduação em Farmácia Bioquímica (1997) e mestrado em Medicina Tropical (2000)
Uma das fundadoras da Escola de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Presidente da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica por dois mandatos. Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF) por seis anos e, atualmente, conselheira do Conselho Federal de Farmácia (CFF), representando o DF. Teve papel marcante como articuladora na aprovação da Lei n.º 13.021/2014, que transformou as farmácias em estabelecimentos de saúde.

Gláucia Faria Young
Graduação em Ciência da Computação (1995)
Vice-presidente de Produto na Microsoft 365 Copilot. Líder em serviços de segurança da cadeia de suprimentos de software, conduz a transformação empresarial com foco em inteligência artificial e usa tecnologia e educação para reduzir a pobreza.

Iussif Mamede Neto
Graduação em Odontologia (1997), mestrado em Biologia (2005) e doutorado em Ciências da Saúde (2016)
Coordenador das equipes de pós-graduação EndoConcept e EndoKids (cursos de pós-graduação lato sensu em Endodontia). Coordenador do núcleo de Endodontia da clínica Vitae Odontologia, em Goiânia (GO), desde 2008.

Katia Maria dos Santos
Graduação em Pedagogia (2003) e mestrado em Geografia (2015)
Primeira mulher presidenta do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás. Com experiência em gestão pública, educação e sustentabilidade, destacou-se como vereadora de Goiânia por projetos de impacto cultural, econômico e ambiental, como a “Expedição Científica do Rio Meia Ponte” (com a retirada de mais de 400 toneladas de lixo) e o “Viva o Centro”. Sua atuação ambiental a levou a representar a Câmara Municipal nas COP 28, COP 29 e COP 30 da ONU.

Luciano de Moura Carvalho
Mestrado em Saúde Coletiva (2018)
Responsável pela elaboração do protocolo multiprofissional de serviços em saúde na atenção de urgências e emergências para o atendimento de imigrantes na cidade de Aparecida de Goiânia. Atua como subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, na coordenação das políticas e ações assistenciais de saúde do estado.

Ludmilla Souza Lima
Graduação em Dança (2016)
Idealizadora do curso Coreonexões (2024). Recebeu o Diploma do Prêmio Jaburu – Destaque Cultural 2024, na área de Artes Cênicas. Circulou dançando com o Prêmio Funarte Klauss Vianna, em 2011. Sua dedicação, especialmente no interior do estado, tem sido decisiva para o fortalecimento da dança enquanto arte, profissão e política cultural.

Luiz Carlos Pereira da Silva
Graduação em Engenharia Elétrica (1994)
Coordenador do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn-FAPESP). Personalidade da Tecnologia 2021, na categoria “Energia Sustentável”, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP). Recebeu o Diploma de Mérito Socioambiental da Prefeitura Municipal de Campinas, em 2023. Ganhador do Prêmio de Extensão da Unicamp, em 2024, e do Prêmio Inventores da Unicamp, da Agência de Inovação Inova.

Luzinéia Vieira dos Santos
Graduação em Enfermagem (2000) e residência em Saúde da Família (2003)
Auditora fiscal no estado de Goiás (desde 2010). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado de Goiás. Conselheira estadual de saúde. Membro do conselho deliberativo do Ipasgo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).

Márcia das Dores de Paiva Santos
Graduação em Serviço Social (2012), especialização em Direitos Sociais do Campo – Residência Agrária (2015) e especialização em Ensino Interdisciplinar em Direitos Humanos da Infância e Direitos Humanos (2019)
Profissional com vasta experiência em gestão e atuação direta no Serviço de Proteção Social Básica e Especial, contribuindo para a proteção de famílias em situação de vulnerabilidade. Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Goiás. Atua nas áreas de saúde e em projetos de extensão, refletindo compromisso com o fortalecimento das políticas sociais.

Mauro Oliveira Pires
Graduação em Ciências Sociais (1992)
Analista ambiental e presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), especializou-se na área de conservação e política ambiental. Sua carreira inclui passagens pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento, além de trabalhos para ONGs e organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a FAO.

Paulo Júnio Moura Rosa
Graduação em Engenharia de Transportes (2019)
Planejador de transportes na LOGIT Transportation Engineers, participou de projetos de grande relevância, como: estudos de demanda para o primeiro túnel submerso do Brasil; Estudo Nacional de Mobilidade Urbana para o BNDES; estudos de demanda para linhas de metrô em São Paulo; e projetos internacionais, como os BRTs de Faisalabad e Lahore (Paquistão) e o desenvolvimento de faixas exclusivas para ônibus em Istambul (Turquia).

Stefany Monteiro Peixoto
Ensino fundamental e médio no Cepae/UFG (2017)
Graduada em Medicina, atualmente atuando em Psiquiatria e Urgência e Emergência. Concluiu seus estudos no Cepae em 2017 e é uma das parceiras em ações de extensão da unidade, dedicando seu trabalho aos ofícios da instituição.

Uacir Bernardes
Graduação em Medicina Veterinária (1989)
Líder da avicultura goiana, foi presidente da Associação Goiana de Avicultura (AGA) por vários anos. Fez parte do conselho consultivo da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF). Auxiliou na criação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Atualmente é diretor executivo do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).

Udson Cabral Mendes
Graduação em Física (2007) e mestrado em Física (2010)
Diretor de Tecnologia na CMC Microsystems.

Vinicius Sassine
Graduação em Jornalismo (2003)
Correspondente na Amazônia para a Folha de S.Paulo, com base atual em Belém, tendo atuado anteriormente em Brasília pela Folha, O Globo e Época. Autor da série “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, que alterou regras nacionais de transporte de órgãos. Possui vasto reconhecimento, somando diversos prêmios de jornalismo (incluindo o Prêmio Esso e o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha).

Wederson Xavier de Oliveira
Graduação em Ciências Econômicas (2017) e mestrado em Economia Aplicada (2020)
Subsecretário do Tesouro Estadual de Goiás. Conselheiro suplente no Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal de Goiás, vinculado ao Ministério da Fazenda. Participou ativamente da elaboração do Plano de Recuperação Fiscal de Goiás e da implementação de medidas de ajuste estrutural que fortaleceram as contas estaduais.

Zacarias Calil Hamu
Graduação em Medicina (1981)
Médico e político brasileiro, cirurgião pediátrico reconhecido mundialmente por cirurgias de separação de gêmeos siameses. Referência sul-americana no tratamento de hemangiomas pela Vascular Birthmarks Foundation, dos Estados Unidos, e detentor de patente de medicamento para essa patologia. Foi eleito deputado federal em 2019 e reeleito em 2023.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Medalha de Honra UFG