CEGRAFI02

UFG consolida sua vocação para formação em Agricultura Familiar

Em 08/12/25 14:15.

Ceagrif é inaugurado pronto para ser referência no desenvolvimento de tecnologias

Texto: Caroline Pires

Fotos: Evelyn Parreira

 

Fruto de um sonho iniciado ainda no século passado, foi inaugurado no dia 5/12  o Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agricultura Familiar (Ceagrif), que consolida iniciativas realizadas há décadas na região com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar do Brasil. O evento contou com a participação do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que realizou uma visita técnica, após a inauguração, e discutiu novas e potenciais parcerias com a Universidade Federal de Goiás. Na ocasião, foi entregue a reforma de 10 casas,  totalmente mobiliadas, a subestação de energia elétrica, que incluiu a troca de toda a fiação elétrica do Centro, além da reforma da escola, que irá atender estudantes, agricultores familiares e oferece uma estrutura adequada para o desenvolvimento de diversas atividades. Os investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a implementação do Ceagrif ultrapassam 2,5 milhões. O álbum de fotos do evento será disponibilizado em breve nesta notícia.

Abadia dos Reis, a professora Reizinha, diretora do Ceagrif começou seu discurso lembrando que essa construção é fruto de lutas e um sonho que foi gestado por muitos anos. Ela lembrou que em 2018, foi convidada pelo então reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, para visitar o espaço e que, nesse momento, passou a planejar inúmeras ações e projetos para a utilização dos 256 hectares do Centro. “Foram muitos desafios, mas muitas vitórias também, que deixaram claro que a perseverança tornou possível o nascimento desse espaço, que irá acolher e transformar vidas”, destacou. Ela expressou a gratidão também ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que conseguiu enxergar e investir no potencial no interior de Goiás. “Queremos ser modelo para criação de novos centros como esse. Hoje nos inauguramos aqui a esperança”, destacou. Segundo ela, tecnologias acessíveis a serviço de atender as demandas reais do campo, melhorando a autonomia e a qualidade de vida das pessoas é a prioridade do Ceagrif. “Cada um de vocês também será parte dessa história”, concluiu. Carlos Hoelzel, vice-diretor do Centro, compartilhou do desafio de implementar uma formação que fosse efetiva e isso começou com a imersão dos professores nas demandas e vivência. “A nossa formação foi pensada de maneira a relacionar vários saberes, unindo diversas unidades acadêmicas e parcerias externas. Nossa última fronteira será integrar os agricultores com a gastronomia”, finalizou. A vereadora por Goiânia, Katia Maria, reforçou que vale a pena investir na ciência e na pesquisa, “eu fico honrada de colaborar com o que está sendo construído aqui por meio das emendas parlamentares. Pode acelerar a macha que estamos prontos para avançar, ministro”, desafiou.

 

CEGRAFI02

Visita técnica apresentou espaço e projetos que já estão em funcionamento

 

Reitor da UFG por três mandatos, Edward Madureira Brasil, compartilhou que visitou a área em 1999 a convite do então vice-reitor, Paulo Alcanfor, que aceitou a doação dessa área de Furnas para a UFG. “Na época era uma insanidade aceitar esse local, mas a reitora Milca Severino foi corajosa em topar o desafio. Passaram-se os anos e, em 2006, quando me tornei reitor pela primeira vez, pudemos começar a batalha para dar os passos para o que se tornaria o Centro hoje”, lembrou. Segundo ele, na época tudo teve início por meio de inúmeras parcerias, mas sempre tudo que era feito no local foi pensado com o foco na agricultura familiar. “Vemos aqui 25 anos de trajetória serem materializados, e quero agradecer a gestão atual por não ter desistido. Estamos entregando mais do que casas reformadas, já temos aqui um centro funcionando. Nada mais nos segura agora!”, comemorou.
Ressaltando o fundamental apoio do MDA, o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destacou que mais do que uma obra é necessário um projeto forte, “com essa estrutura somos mobilizados para desenvolvimento de tecnologia mas também de transferência dessa tecnologia. E mais do que isso, com atividades integradas com nossos estudantes de graduação”, defendeu.

 

CEGRAFI01

Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, reforçou que, com a inauguração, "a UFG consolida a sua vocação para formação em Agricultura Familiar

 

O deputado estadual Mauro Rubem, afirmou que os presentes estão diante de uma obra que representa a conexão entre a universidade e a sociedade de maneira clara, concreta e evidente. “E a função parlamentar é justamente essa: fazer a conexão entre o povo e o governo, "que está colocando o Brasil no rumo certo. Aqui é um local para produzir comida boa, semente criola, sendo um lugar de resistência e recuperação da nossa biodiversidade”, entusiasmou o deputado aos presentes. Reforçando que acima de tudo o Ceagrif é uma conquista e uma vitória a muitas mãos, o deputado federal Rubens Otoni parabenizou a UFG por uma conquista que não é individual, mas de todo o estado. “Esse momento se torna realidade por uma visão política que coloca o desenvolvimento agrário como uma prioridade nesse país, aproximando universidade e criando condições para que quem conquistou a terra possa tirar dela o seu sustento”, finalizou.
Defendendo que acima de correr, é necessário correr para o lado correto, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirmou que atualmente da Universidade Federal de Goiás reforça a importância do que é a maturidade política e da consolidação das universidades. “Precisamos de um corpo político para fortalecer essa realidade. E nesse ano que a UFG completa 65 anos, alcançamos, pelos indicadores do Ministério da Educação, o grupo de entrar nos 3% de universidades com excelência. E eu quero que cada um que passar por esse centro de formação saiba dessa realidade e que construímos tudo para oferecer a melhor estrutura para atender a todos. Com a inauguração do Ceagrif hoje a UFG consolida a sua vocação para a formação para agricultura familiar no estado de Goiás”, concluiu.
O ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira, considera que o Centro de formação já é uma referência para as demais universidades do país. “Estamos recuperando a cultura alimentar do nosso povo, prezando por uma agricultura recuperativa que dá condições para prosperidade no nosso futuro”, comemorou. O ministro pontuou ainda a importância de iniciativas como a recuperação das sementes tradicionais, o combate de pragas com bioinsumos, a presença dos estudantes atuantes no Centro e o estímulo para o desenvolvimento de cooperativas, que ele entende como o instrumento mais avançado de produção agrícola. Paulo Teixeira desafiou a UFG a seguir apresentando projetos ao MDA, para que novos projetos possam ser desenvolvidos. Como exemplo de sucesso, ele citou o Pro-SEMEIA (Programa Nacional de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030), que é uma realização do MDA, Incra e UFG (UFG), com a Fundação RTVE como proponente. Atualmente, o projeto conta com 19 Coordenações Regionais formadas por Universidades e Institutos Federais, em 13 unidades da federação.

CEGRAFI02

Evento foi prestigiado por autoridades que colaboraram para a realização da criação do Ceagrif

Fonte: Secom

Categorias: Notícias Noticias