Artigo de discentes da FCS vence Prêmio Mônica de Menezes Campos
Maria Tereza Pereira e Gabrielly Fonseca obtêm 1º lugar com trabalho sobre racismo ambiental
Texto: da Redação, com informações da Funag
Imagens: arquivo pessoal e divulgação
Duas estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) tiveram o seu artigo premiado em primeiro lugar na primeira edição do Prêmio Mônica de Menezes Campos, realizado pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Foram avaliados 44 artigos de pesquisadores de todo o Brasil sobre temas de política externa e relações internacionais. Maria Tereza Santos Pereira (autora) e Gabrielly Pereira Fonseca (coautora), do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (RI/FCS) da Instituição se destacaram na categoria Estudantes de graduação ou graduados com o trabalho intitulado "Como o racismo ambiental afeta mulheres negras no Brasil e de que maneira sua invisibilidade se reproduz na 29ª Conferência das Partes após o Acordo de Paris?”.
Na categoria Pesquisadores com título de Mestrado ou Doutorado, o vencedor foi Jéser Abílio de Souza com o artigo "A trajetória da política externa e diplomacia do Brasil na Primeira Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024)". Foram concedidas duas Menção Honrosa: para Fernanda Schmöller da Silva pelo trabalho "Dos engenhos ao latifúndio: um ensaio reflexivo do agronegócio brasileiro enquanto continuidade do sistema colonial de expropriação do corpo negro", categoria Estudantes de graduação ou graduados; e para Guilherme Geremias da Conceição na categoria Pesquisadores com título de Mestrado ou Doutorado, pela publicação de "Pensando a Autonomia desde o Sul: a política externa do Cazaquistão à luz de Puig e Escudé e reflexões para o Brasil".
Além do prêmio, os autores escolhidos terão seus artigos publicados na revista Cadernos de Política Exterior, do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da Funag. Eles também serão convidados para visita à Fundação Alexandre de Gusmão e ao Ministério das Relações Exteriores. A solenidade de entrega das premiações será realizada em data a ser divulgada.
Confira o resultado completo aqui.

- realizar e promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais;
- realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais e sobre a história diplomática do Brasil;
- divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais;
- contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional; e
- desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades e estatutos.
Fuente: Secom UFG
