Fundação muda de nome para refletir nova identidade
Fundahc da UFG agora é Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde
Texto e foto: Francisca Patricia de Souza Silva
Na quarta-feira (19/11), a reitora Angelita Pereira de Lima participou da cerimônia de mudança institucional da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc) para a Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde (Fagep). A solenidade ocorreu no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), com a presença de ex-gestores da Fundahc e de autoridades políticas e da comunidade acadêmica, incluindo a professora Sandramara Matias Chaves, nomeada reitora para a gestão 2026-2030 da UFG nessa terça-feira (18/11).

A Fagep nasceu em 1998 com a missão de apoiar as atividades de assistência no Hospital das Clínicas (HC), fortalecendo a assistência, a formação de recursos humanos e a pesquisa em saúde. A Fundação, que celebrou 27 anos na quarta-feira (18/11), cresceu e assumiu a gestão de unidades de serviço de saúde, além de outros projetos de pesquisa, ações de ensino, extensão e inovação tecnológica. Essa evolução levou à necessidade da mudança de nome para refletir a identidade atual, que ultrapassa os muros da UFG atuando com outras instituições de ensino, gestores públicos municipais, estaduais e federais, e contribuindo para o fortalecimento da ciência aplicada à saúde coletiva.
Em discurso, Angelita relembrou ataques sofridos pela Fundação e superados graças ao trabalho e prestígio da Universidade. “Ganhamos porque mostramos para a sociedade que a UFG é uma instituição séria, que não se rebaixa e está à altura dos compromissos que ela assume. Nós estaremos com uma Fundação muito potente, forte. E agora com novo nome, nova marca e pulsante”.

A diretora presidente da Fagep, Lucilene Maria de Sousa, disse que a mudança de nome permitiu um olhar que propõe mudanças robustas e condizentes com as finalidades da fundação: “A Fagep surge com o espírito de instituição moderna, plural e integrada, comprometida com a qualidade de gestão, com a formação de pessoas e com uma melhoria contínua, refletindo nosso olhar para o futuro”.

O superintendente do HC e presidente do conselho de administração da Fagep, José Garcia Neto, falou que o momento não celebra só uma instituição, mas um pilar de sustentação, uma verdadeira coluna mestra em tempos de incerteza. “Em meio às crises econômicas, culturais e éticas que assolavam o país, muitas instituições vacilaram, mas o HC, sustentado por essa Fundação, permaneceu de pé”.

Sandramara ressaltou que a solenidade marca uma virada de chave. "Por todo o trabalho, por toda a luta e o compromisso, especialmente com a saúde pública no Estado de Goiás, em Goiânia e no País. Agora buscando novos projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional".
Entre as ações já geridas pela Fagep estão o Centro de Referência de Oftalmologia (Cerof) e o ambulatório de práticas integrativas em saúde de Firminópolis. A Fundação também irá gerir o Instituto do Pulmão, um espaço voltado à assistência especializada, pesquisa e ensino sobre a saúde respiratória, criado pela Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas da UFG, com construção prevista para o final de 2025.
资源: Reitoria Digital UFG
