Em noite de celebração, UFG dá início aos Festivais Unificados Emac
Apresentações especiais marcaram a abertura oficial de mais de 100 atividades gratuitas
Texto: Anna Paulla Soares, com informações da Emac
Fotos: Evelyn Parreira
Para celebrar os 70 anos do curso de Música, a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu, na noite desta terça-feira (7/10), a abertura oficial dos Festivais Unificados Emac 2025. A iniciativa reúne o tradicional 48º Festival Internacional de Música Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça, o 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish e o X Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Clique aqui para ver o álbum de fotos.
A cerimônia, realizada no Teatro Belkiss Spencière, no Câmpus Samambaia, foi marcada por um concerto de abertura que iniciou com o som da viola caipira de Pedro Vaz, seguida pelos coros dos estudantes de graduação dos períodos noturno e matutino, sob as regências dos professores Vanessa Bertolini e Adriano Del Mastro Contó, respectivamente.
Segundo a vice-diretora da Emac e coordenadora-geral do evento, Flávia Cruvinel, a celebração, que iniciou no dia 5/10, se estenderá até o dia 25 de outubro com mais de 100 atividades, incluindo recitais, concertos, shows, masterclasses e oficinas. Toda a programação é gratuita e presencial, ocorrendo nas instalações da Emac e no Centro Cultural UFG.
A reitora Angelita Pereira de Lima parabenizou a Escola pelo aniversário e reforçou o compromisso de valorizar a musicalidade na Universidade. “Temos feito um esforço e um trabalho efetivo para garantir que a arte musical esteja presente em todas as nossas ações com as singularidades das artes e da música”. Além disso, Angelita também confirmou a consolidação de outro projeto proposto pela Emac, a Orquestra Sinfônica da UFG, que será lançada no dia 13 de novembro de 2025.
A professora Flávia Cruvinel ainda destacou o pioneirismo da Emac ao ser um dos primeiros cursos de Música do Centro-Oeste e conquistar reconhecimento nacional e internacional. A importância dos festivais foi complementada pelo professor Everton Luiz Loredo, coordenador do curso de Música Popular, que ressaltou o papel dos eventos não apenas na formação técnica, mas também "enquanto ser humano".
Os Festivais Unificados contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
Clique aqui para acessar a programação geral do evento.
Saiba mais
Festivais Unificados Emac celebram 70 anos do curso de Música na UFG
Quelle: Secom UFG, com informações da Emac UFG
