Assembleia celebra 80 anos da Faculdade de Farmácia
Foram realizadas uma série de homenagens e entregas como a Linha do Tempo da unidade
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Júlia Barros
Uma série de homenagens e memórias foram entregues no dia 3 de outubro em mais um evento comemorativo dos 80 anos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF/UFG). A unidade vem realizando durante todo o ano eventos que marcam esta data, mas o mês de outubro é a data oficial do aniversário, comemorado no dia 12. Criada em 1945, o curso de Farmácia foi um dos cursos que deu origem a UFG a partir da junção de diversas faculdades. Clique aqui para ver o álbum de fotos.
A manhã começou com um culto ecumênico celebrando o aniversário. Em seguida, o professor da UFG, Helvis Costa, violonista clássico, fez uma apresentação cultural com quatro obras, dando início à assembleia. O evento teve a presença da comunidade, professores aposentados e ativos, ex-diretores e membros da gestão. Participaram da mesa com falas o diretor da FF, Luiz Carlos da Cunha, o Coordenador da Reitoria Digital, Pablo Lisboa e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.
Pablo Lisboa, professor responsável pela curadoria da Linha do tempo da Faculdade de Farmácia, inaugurada durante o evento, falou na dificuldade que é fazer esse resgate histórico: “Não se pode trazer toda a história para uma exposição, é preciso um recorte desses 80 anos.” Ele também lembrou que o resgate da memória deve ser permanente.
O Diretor Luiz Carlos da Cunha iniciou agradecendo a todos que contribuíram para as comemorações dos 80 anos. Ele destacou que é preciso inteligência institucional e coletiva para a boa gestão. Em seu discurso retomou as atividades já realizadas e lembrou a parceria com as outras unidades da UFG, além de todo o trabalho de pesquisa, extensão e prestação de serviços realizado na unidade. Para ele, é impossível pensar no futuro sem antes considerar o passado e disse que, ao trabalhar na confecção da linha do tempo da faculdade, ficou muito agradecido a todos que compõem a Faculdade de Farmácia pelos esforços empreendidos.
A reitora Angelita Pereira de Lima elogiou a mobilização e o engajamento da comunidade da FF e destacou a importância das ações simbólicas realizadas nesses eventos: “É um momento de constituição da memória da unidade, mas também uma prestação de contas de sua trajetória, o que é absolutamente necessário”.
Lançamentos e entregas - Após as falas foram realizados o lançamento de ações como a Campanha de solidariedade que vai arrecadar brinquedos para crianças neste mês de outubro. A campanha de arrecadação de sangue, em parceria com o Hospital das Clínicas. Intitulada “Faça ciência, doe vida”. Cada pessoa que doar sangue pela campanha recebe uma “folha” que vai ser colocada em uma árvore que ficará na Faculdade de Farmácia.
Também foi inaugurada uma cápsula do tempo que receberá até 30 de dezembro mensagens, depoimentos, fotografias, recortes e lembranças simbólicas que devem ser abertas apenas em 2045, no centenário da unidade. A cápsula está disponível na FF e foi projetada pelo servidor emérito da instituição Emival Carvalho. Em seguida, foi feita a apresentação do livro que será escrito sobre os 80 anos da FF e apresentado algumas poesias e prosas do concurso realizado pela unidade.
Inauguração
Após a cerimônia foi inaugurada no Espaço Cultural da Farmácia, a Linha do Tempo da unidade, que também apresenta depoimentos em monitores que podem ser ouvidos pelos visitantes e uma exposição de fotos de momentos importantes da unidade. A exposição foi organizada pela professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, Tatiana de Souza Fiuza. Também foram inauguradas as pinturas nas escadas da FF, celebrando o aniversário.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias FF Farmácia 80 anos Solenidade
