Premio_Capes_de_Tese_2025

Três pesquisas da UFG recebem menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

Em 10/09/25 11:16.

Jovens cientistas defenderam doutorado ano passado e se destacaram nacionalmente

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: arquivo pessoal

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinculada ao Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final do Prêmio Capes de Tese 2025. Três pesquisas realizadas na Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam menção honrosa. A edição 2025 do prêmio contempla as melhores teses de doutorado defendidas em 2024 nas 50 áreas de avaliação da Capes. O anúncio foi feito no final de agosto e a solenidade de entrega da premiação vai ser realizada em dezembro. Os ganhadores da Menção Honrosa vão receber certificado de premiação, juntamente com os orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação.

O pesquisador Jhonny José Magalhães Guedes é autor do trabalho na área de Biodiversidade intitulado "Tendências, vieses e oportunidades de pesquisa em biodiversidade de vertebrados terrestres” realizado no Programa de Pós-Graduação Ecologia e Evolução (PPGEcoEvol), orientado pelo professor José Alexandre Felizola Diniz Filho e coorientado por Mário Ribeiro Moura. O cientista conta ao Portal UFG que quando soube pelo coordenador do PPG em Ecologia e Evolução que sua tese havia sido selecionada para concorrer ao prêmio, ficou  extremamente feliz. "Receber posteriormente a menção honrosa me deixou ainda mais satisfeito, pois demonstra que, mesmo diante das dificuldades de conduzir um doutorado em plena pandemia, todo o esforço e dedicação foram recompensados em dobro”, revela.

 

Jhonny_Guedes
Tese de Jhonny Guedes trata da biodiversidade de vertebrados terrestres

 

Jhonny destaca que os seus orientadores também ficaram muito felizes com a notícia, e comenta que uma tese é na verdade um trabalho colaborativo. “Meu último capítulo, por exemplo, contou com a colaboração de um egresso do PPG EcoEvol, o Lucas Jardim. De modo geral, esse reconhecimento traz uma grande sensação de dever cumprido. Agradeço imensamente a todos os envolvidos, incluindo a UFG, pela infraestrutura e pelo excelente corpo docente. Pude aprender muito com eles durante o doutorado, e seus ensinamentos foram fundamentais para a implementação de algumas das ideias desenvolvidas na tese”.

O orientador de Jhonny, José Alexandre comenta que uma premiação como esta é sempre um reconhecimento importante para o programa de pós-graduação, pois mostra e confirma o nível de excelência. “Esse na verdade é o nosso sétimo prêmio no programa e o meu segundo como orientador. O primeiro foi com o Matheus Ribeiro, que atualmente é professor na UFJ [Universidade Federal de Jataí]”.

Reconhecimento nacional

Na área de Ciências Biológicas III, a UFG foi destaque com a tese de doutorado do Maxwell Batista Caixeta do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH). Maxwell defendeu a tese "Toxicidade de nanopartículas verdes de óxido de cobre ao longo do desenvolvimento de Biomphalaria glabrata (Mollusca: Planorbidae)”, orientada por Thiago Lopes da Rocha.

 

Maxwell_Batista_Caixeta_01
Maxwell Batista: reconhecimento é marco na trajetória acadêmica e incentivo para seguir pesquisando

 

Para Thiago, a menção honrosa representa um marco de grande relevância acadêmica e científica, pois atesta a excelência e a originalidade da pesquisa desenvolvida durante o doutorado do Maxwell Batista Caixeta no Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) da UFG. "Esse reconhecimento nacional valoriza o esforço e a dedicação do Maxwell ao longo do doutorado e a contribuição efetiva para o avanço da ciência brasileira. Como orientador, é uma alegria imensa acompanhar essa conquista e saber que esse é apenas um dos muitos passos brilhantes que ainda virão na sua trajetória acadêmica e profissional. A menção honrosa também é fonte de inspiração para a equipe do Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE), e reforça o prestígio dos programas de pós-graduação da UFG”. 

Segundo Maxwell, “esse reconhecimento representa, antes de tudo, uma imensa alegria pessoal. Ver a minha tese ser reconhecida pela Capes, em meio a tantas pesquisas de excelência no Brasil, é a confirmação de que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Para mim, é um marco na trajetória acadêmica, um incentivo para seguir pesquisando e acreditando no impacto que a ciência pode ter na vida das pessoas”, resume.

"No contexto da unidade acadêmica, o Iptsp, e do programa de pós-graduação, o prêmio reforça a qualidade da formação oferecida e mostra que estamos alinhados com os desafios atuais da ciência, da saúde e do meio ambiente. É um motivo de orgulho coletivo, porque uma tese reconhecida a nível nacional não nasce de um esforço isolado, mas de um ambiente que valoriza a pesquisa e o trabalho em equipe. Já para a UFG, esse reconhecimento evidencia o papel central da universidade pública na produção de conhecimento de ponta e na formação de recursos humanos qualificados", finaliza.

 

João_Marcos_Gonçalves_Barbosa
João Marcos: menção honrosa é uma coroação de anos de dedicação imersiva à pesquisa

 

Dedicação à pesquisa

Um trabalho do Programa de Pós-Graduação em Química foi o terceiro a receber a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese deste ano. Com a orientação do professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, o pesquisador João Marcos Gonçalves Barbosa, desenvolveu a tese “Desenvolvimento e Aplicação de Diagnóstico de Risco Oncológico via Análise de Metabólitos Orgânicos Voláteis em Cerúmen”.

João Marcos faz uma reflexão sobre a menção honrosa. "Esse reconhecimento tem um significado muito especial em vários aspectos. Para mim, como autor, representa uma coroação de anos de dedicação imersiva à pesquisa, muitas vezes marcados por desafios pessoais e profissionais inerentes à trajetória acadêmica. Ter o trabalho reconhecido é uma forma de visualizar que com muito esforço e dedicação, podemos, de fato, gerar impacto através da pesquisa científica”.

Para ele, a premiação é igualmente significativa no aspecto de orientação. "A tese e seu reconhecimento são frutos de um papel fundamental de orientação exercido pelo professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, que abrange desde a concepção inicial da ideia, a confiança depositada no meu trabalho e abertura para discutir novas abordagens e interpretações durante a construção do trabalho”, diz. "Em resumo, esse prêmio se consolida como um reconhecimento à qualidade da orientação e ao compromisso do professor Nelson com a formação de novos pesquisadores”, conclui.

Saiba mais

Pesquisadores da UFG obtêm Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese

Pesquisas da UFG recebem menção honrosa da Capes

Pesquisadora da UFG recebe menção honrosa no Prêmio Capes Tese

Tese da UFG vence Prêmio Capes 2019 na área de Odontologia

Pesquisadores da UFG se destacam no Prêmio Capes de Tese 2018

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias PRPG ICB IPTSP IQ