possedireito01

Diretoria da Faculdade de Direito é reconduzida ao cargo

En 29/08/25 08:37 .

José Querino Tavares Neto e Sílzia Alves Carvalho continuam a frente da unidade acadêmica

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

Em cerimônia que reuniu representantes do poder Judiciário de todo o Estado de Goiás, José Querino Tavares Neto e Sílzia Alves Carvalho foram reconduzidos nos cargos de diretor e vice-diretora da Faculdade de Direito (FD/UFG), para o mandato de quatro anos. O evento foi realizado no Salão Nobre da FD, espaço privilegiado da Universidade e que tem sido palco de importantes manifestações de defesa do Estado Democrático de Direito e do princípio da dignidade da pessoa humana, ao longo das suas décadas de construção. Na ocasião, foi realizada ainda a inauguração da Galeria de ex-diretores, uma ação em homenagem a todos os que colaboração para a construção dessa unidade acadêmica centenária da UFG. Confira as fotos do evento. 

 

possedireito02

Docentes se comprometeram a seguir defendendo a independência dos poderes e a soberania do Estado Brasileiro

 

Iniciando os discursos da manhã, o direto da Escola Superior da Defensoria Pública, Domilson Rabelo da Silva Júnior, lembrou ser filho da FD e falou do desafio que é trabalhar com políticas públicas, “mas que o ensino é transformador e capaz de mudar nossa sociedade”, afirmou. Já Sílzia Alves Carvalho falou do período de aprendizado que vivenciou nos últimos quatro anos e agradeceu a confiança de toda a comunidade para concessão de mais esse período de mandato. “Esperamos compreeensão, paciência, aconselhamento e, com humildade e gratidão, eu recebo esse empossamento para que possamos trabalhar a favor, não só do ensino jurídico, mas a favor da construção de um conhecimento inclusivo que valorize a república e a democracia”, defendeu. A vice-diretora reforçou que a Faculdade de Direito está com as portas abertas para receber todos da sociedade que desejem colaborar com esses objetivos.

O diretor reconduzido ao cargo, José Querino Tavares Neto, iniciou o seu discurso lembrando que a Faculdade de Direito, a mais antiga da UFG e nascida na Cidade de Goiás demanda muita responsabilidade em sua gestão. De acordo com o diretor, a sociedade ultimamente tem se “distanciado de elementos materiais e simbólicos que nos remetem ao presente e nos desafiam para o futuro. Nosso compromisso é com uma revisão crítica e verticalizado dos nossos projetos”, defendeu. Para ele, a Faculdade de Direito da UFG é real e humana, o que é sobretudo um espaço para convite à liberdade “mas precisamos continuar aprofundando a resistência contra qualquer força que queira diminuir a força da Universidade Pública”, afirmou. Segundo o diretor reconduzido, a pesquisa e a extensão é também um foco na FD, para além do excelente ensino, que fornece uma geração de juristas para as mais diversas áreas dos sistemas de justiça. “Reafirmando nosso compromisso com a independência dos poderes, o que fazemos aqui é reiterar a independência dos poderes. Inclusive, por isso é fundamental um judiciário contra majoritário, que defenda as minorias”, exemplificou. José Querino Tavares Neto ainda agradeceu a parceria da vice-diretora, bem com dos servidores, que colaboraram diariamente para a gestão, com sua competência e dedicação. “Nossa manifestação é de gratidão por aqueles que fizeram parte de nossa história recente: cada um é reflexo de uma história pujante. Por isso, minha gratidão a todos os que já passaram pela direção da FD”, finalizou.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, iniciou o seu discurso reforçando a importância da presença da Defensoria Pública no prédio da Faculdade de Direito da UFG, “dando atenção e trabalhando em prol dos que mais precisam”, afirmou. O Centro de Referência Escola de Mediação e Cidadania da DPE-GO funciona nas dependências da Faculdade de Direito, graças a uma parceria entre as instituições. De acordo com a reitora, quando uma gestão é reconduzida, fica patente a manifestação da competência e da boa expectativa para o futuro. “Não tenho a menor dúvida de que a permanência dessa gestão irá gerar impacto na esfera jurídica do nosso estado, porque a forma que essa casa se responsabiliza é muito grande. Isso vai para além da formação de gestores e é a base para as políticas públicas”, ponderou. Vale lembrar que, a Faculdade de Direito da UFG tem sido palco de defesa da democracia, “a UFG por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, pautou as universidades para que trabalhassem no combate à fome e à pobreza no mundo”. Em primeira mão, a reitora compartilhou com os presentes que a Universidade foi convidada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para sediar o um grande evento do Mercosul sobre Agricultura Familiar, a ser realizado em breve.

O salão nobre da Faculdade de Direito, completamente revitalizado e reformado, é o reflexo do retorno ao investimento em educação, que foi retomado no Brasil nos últimos anos. “Mesmo com os orçamentos limitados, hoje vivemos o retorno dos investimentos nas Universidade. E não por acaso, uma vez que a FD é referência pela defesa da democracia e a soberania do nosso país”, afirmou. Por fim, a reitora lembrou que esse ano pelo primeira vez a UFG alcançou a faixa de “Excelência Acadêmica” pelo índices do Ministério da Educação. “Das 2.101 universidades foram avaliadas, 66 alcançaram essa faixa. Das 33 universidades federais que estão nessa categoria, a UFG ocupa a 18ª posição. Além disso, 96% dos cursos avaliados em in loco em 2023 e 2024 alcançaram os conceitos 4 e 5, maiores possíveis. Esses números falam por si só”, finalizou.

 

possedireito03

Cerimônia foi prestigiada por familiares e autoridades do poder judiciário de Goiás

 

 

posse direito04

Na ocasião, foi inaugurada a Galeria dos Ex-diretores, que fica localizada no Salão Nobre da FD

 

 

 

possedireito01

José Querino Tavares Neto, Angelita Pereira de Lima e Sílzia Alves Carvalho

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias Noticias