Diretora-executiva da Fundahc participa do Boa Semana UFG
UFG e Fundahc trabalham para garantir direitos dos colaboradores das maternidades municipais
Texto: Reitoria Digital
Imagem: reprodução YouTube UFG Oficial
A convidada do Boa Semana UFG de segunda-feira (25/8), diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), Lucilene Maria de Sousa, falou sobre o término do convênio tripartite entre a Universidade, a Fundação e a Prefeitura Municipal de Goiânia para a gestão das maternidades Dona Íris, Nascer Cidadão e Célia Câmara. O Boa Semana UFG é transmitido às segundas-feiras pela Rádio UFG e pelo YouTube UFG Oficial. Clique aqui para assistir ao programa na íntegra ou clique aqui para ouvir o trecho com a entrevista com a gestora da Fundahc.
Segundo ela, foi informado que a gestão das maternidades por parte da Fundahc seguiria até 28 de agosto e os convênios seguem vigentes, porém, na Maternidade Dona Íris, já foi iniciado o trabalho de outra organização social. De acordo com a convidada, a Prefeitura propôs o parcelamento do fundo rescisório em 20 vezes para colaboradores que permanecerem e em 12 vezes para os que forem desligados, além da redução da multa do fundo de garantia de tempo de serviço de 40% para 20%. Ela informou ainda que essa proposta foi apresentada às representações sindicais, e na segunda-feira (25/8) ocorreu uma assembleia para discutir o assunto.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressaltou que a Fundahc está concentrada em encontrar alternativas que garantam os direitos dos trabalhadores: já recorreu ao Ministério Público do Trabalho e acionou parlamentares, além de ter realizado conversas com esses órgãos e a Secretaria Municipal de Saúde para conciliação e negociação. “De nossa parte, ainda na relação institucional com a Prefeitura, resta a confiança de que chegaremos a termos adequados. Ninguém tem interesse em prejudicar os colaboradores, até porque esses mesmos colaboradores poderão permanecer vinculados às maternidades. Há condições para chegarmos a termos importantes, garantir o pagamento dos servidores mês a mês. Então essa semana é uma semana decisiva, nós estamos muito atentos”, concluiu a reitora.
Saiba mais
Fonte: Reitoria Digital
