Aula inaugural Cidade Ocidental (1)

UFG realiza primeiro dia de aula da história do Câmpus Cidade Ocidental

在 12/08/25 14:50 上。

Início do semestre teve aula magna de manhã, atendimentos à tarde e palestra inaugural à noite

Aula inaugural Cidade Ocidental (1)
Primeira manhã de aula da UFG em Cidade Ocidental teve atividade especial na Câmara

 

Texto: Versanna Carvalho 

Fotos: Evelyn Parreira, Júlia Barros e Pablo Lisboa

Um dia inteiro de atividades marcou o primeiro dia de aula no Câmpus Cidade Ocidental da Universidade Federal de Goiás (UFG). Inaugurado em dezembro de 2024 em um prédio cedido provisoriamente pela Prefeitura Municipal, a UFG realizou um vestibular em maio e fez um processo seletivo complementar em julho. O início do semestre letivo para o Instituto de Inovação em Gestão (IIG), a primeira unidade acadêmica do Câmpus Cidade Ocidental, ocorreu na segunda-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante. Clique aqui para ver a transmissão realizada pelo YouTube UFG Oficial. Para ver as fotos do primeiro dia letivo do novo câmpus, clique aqui e clique aqui.

O turno da manhã foi na Câmara Municipal de Cidade Ocidental, que realizou uma sessão especial na qual entregou à reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o título de cidadã ocidentalense. A proposição do título foi feita pelo vereador Robson Medeiros da Costa, que também é um dos calouros aprovados para cursar o bacharelado em Administração Pública em Cidade Ocidental. 

 

Aula inaugural Cidade Ocidental (2) - Angelita Pereira de Lima
Angelita Pereira de Lima: agraciada com o título de cidadã ocidentalense

 

A reitora agradeceu pela honraria “com muito carinho e responsabilidade”. "Eu assumo a responsabilidade de ser uma cidadã ocidentalense, mas eu sei também que só recebo esse título porque estou hoje à frente de uma Instituição que é merecedora e que por isso esta casa de leis reconhece na sua gestora máxima, a reitora, uma pessoa que pudesse receber esse título de cidadã”. A gestora da UFG destacou que pela presença da UFG na cidade e pela homenagem que recebeu, o compromisso com o desenvolvimento da educação e com o município de Cidade Ocidental, é ao mesmo tempo institucional e individual. 

Angelita também fez um breve resgate histórico dos reitores que a precederam que deram início ao processo de criação do que hoje é o Câmpus Cidade Ocidental, Edward Madureira Brasil e Orlando Afonso Valle do Amaral, que estavam presentes à solenidade. “O Câmpus Cidade Ocidental existe na UFG, criado pelo Conselho Universitário [da UFG, o Consuni], desde 2011 e somente agora uma conjuntura política favorável, que foi possível a partir do retorno do presidente Lula ao governo federal”. 

O vereador Robson afirmou que a homenagem “simboliza o reconhecimento do parlamento municipal por tudo que a Universidade Federal de Goiás faz em prol do nosso município e nossa região. Então, que todos os pró-reitores, diretores, servidores da UFG sintam-se homenageados”. 

Expectativas e entusiasmo

Antes mesmo de a reitora da UFG afirmar em seu discurso que tanto os novos estudantes quanto os novos professores estavam começando as atividades com muitas expectativas e muitas esperanças. Os três estudantes do Câmpus Cidade Ocidental já confirmavam essa percepção.

Mateus Felipe Alves, de 18 anos, optou por deixar o curso de Matemática em uma outra instituição pública federal para fazer o bacharelado em Engenharia de Software noturno por se identificar mais com esta graduação. “Eu estou bem animado, para ser bem sincero. Não esperava que fossem abrir um curso na cidade e que fica bem mais fácil para mim, que já moro aqui”. 

O estudante também atribuiu o fato de estar animado para a nova experiência pelo fato de seus pais terem estudado na UFG e terem dito a ele "que é uma ótima universidade, então tô bem tranquilo, tô com boas expectativas”.

Aula inaugural Cidade Ocidental (4) - Mateus Felipe Alves
Mateus Felipe Alves optou por deixar o curso de Matemática para fazer Engenharia de Software

 

Gabriel da Silva Freitas, 18 anos, também foi aprovado para Engenharia de Software, mas no turno matutino. Outra diferença é que Gabriel é de Goiânia e está se mudando para Cidade Ocidental para fazer a faculdade. “Minha expectativa está bem alta, eu acho que vai ser legal, porque o câmpus é novo, então eu tenho muita expectativa de que seja uma boa experiência. Vai ser legal fazer o curso, é um curso que eu gosto”, comentou.

 

Aula Magna Cidade Ocidental (5) - Gabriel da Silva Freitas
Gabriel da Silva Freitas vai se mudar de Goiânia para fazer Engenharia de Software

 

O ocidentalense de 23 anos João Rafael Fernandes de Asevedo é um dos calouros do curso de Administração Pública matutina. Ele contou que chegou a passar em outra faculdade simultaneamente, “mas dei preferência para a UFG”. Rafael complementou dizendo estar ansioso “por ser uma experiência nova, principalmente tão perto de casa, mas eu estou vindo meio que desarmado, justamente para absorver todas as impressões que a faculdade tem para me oferecer. Estou tentando ficar de mente aberta para aproveitar todas as oportunidades que aparecerem”.

 

Aula Magna Cidade Ocidental (6) - João Rafael Fernandes de Asevedo.jpeg
João Rafael Fernandes de Asevedo vai cursar Administração Pública na UFG

 

Cursos inéditos

Na avaliação do diretor do IIG e diretor pró-tempore do Câmpus Cidade Ocidental, Ricardo Barbosa de Lima, "o câmpus já nasce com a marca da inovação, da preocupação da preocupação com a formação integral, sem descuidar da empregabilidade”. Ele afirmou que das seis graduações ofertadas - Administração Pública, Ciências da Segurança, Engenharia da Segurança Cibernética, Engenharia de Software, Gestão de Saúde Digital e Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública - com 240 vagas no total, o semestre letivo já vai ser iniciado com o preenchimento de 197 vagas. Ou seja, 82% do total.

Para Ricardo, “isso já é um indicador de procura, do entusiasmo da região, dos alunos do novo câmpus da Universidade”. O docente enfatiza que dos seis cursos do Câmpus Cidade Ocidental, apenas dois são tradicionais (Administração Pública e Engenharia de Software). Sendo um centrado na gestão e o outro na inovação tecnológica. “Há ainda dois cursos na área da segurança (Ciências da Segurança e Engenharia da Segurança Cibernética), com foco na segurança pública patrimonial e intermédios e segurança do trabalho. Já os cursos de Inteligência Artificial Aplicada à Gestão Pública e o de Gestão de Saúde Digital são inéditos no País”, destacou. 

 

Aula Magna Cidade Ocidental (9) - Orlando Amaral - Ricardo Barbosa de Lima - Angelita Pereira de Lima
Ricardo Barbosa de Lima (ao centro): aulas começam com 82% das vagas preenchidas

 

O prefeito de Cidade Ocidental, Luiz Gonzaga Viana Filho, o Lulinha Viana, dá boas-vindas aos estudantes, agradece a parceria com a UFG e expressa o seu contentamento com o início das aulas da UFG na cidade, coroando todo o trabalho em torno da implantação do Câmpus Cidade Ocidental. Dirigindo-se aos alunos, ele disse que “vocês procuraram o método mais eficiente de realizar os seus sonhos, seus propósitos, que é através da educação. Não existe outro meio mais eficiente".

Projeto de lei

O deputado federal Rubens Otoni marcou presença na solenidade e reconheceu o trabalho dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cidade Ocidental, pois segundo ele, foi com eles que a ideia de uma universidade federal na cidade surgiu há 20 anos. Otoni destacou o papel de cada um à época e ressaltou o papel do então vereador e professor Marconi Moura. “Nos procurou em Brasília para que nós pudéssemos apresentar a proposta de um projeto de lei para criarmos a Universidade Federal da Ride [Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno]". 

Rubens falou sobre o orgulho que sente por fazer parte desta história e contou mais detalhes do início da história. “Apresentamos o projeto e começamos colher assinaturas em toda a região. Foi um trabalho intenso de vários anos. Aquele trabalho não se tornou realidade, mas foi a semente para o que veio depois e [com a contribuição de] outras pessoas, a muitas mãos, nós podemos atingir esse objetivo com outro formato e outra visão, mas igualmente importante a minha homenagem reconhecimento a esses da dedicação”, complementou. 

A deputada federal Leda Borges ressaltou o orgulho que é ter uma universidade federal em Cidade Ocidental. Concordando com as falas a respeito de todo o trabalho coletivo que foi necessário para chegar ao momento atual, ela afirmou que “esta Universidade transcende Cidade Ocidental. A minha presença aqui também é porque esse sonho transcende. É a primeira universidade federal da região do entorno e para mim ela tem um valor muito importante, porque em um determinado momento eu sonhei junto também quando nós conseguimos para a região os institutos federais”.

Leda Borges se dirigiu aos alunos e afirmou “saiba que vocês são privilegiados, porque se quiséssemos uma universidade federal, tínhamos que nos deslocar para Brasília. Agora, é Brasília que vem até nós. Isso não tem preço, historicamente dizendo, porque além de darmos o quadrilátero para a existência de Brasília, nós estamos dando agora uma universidade federal para Goiás e para Brasilia também".   

A mesa diretiva da Aula Magna da UFG no Câmpus Cidade Ocidental foi composta pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; deputado federal Rubens Otoni; prefeito de Cidade Ocidental, Lulinha Viana; pelo presidente da Câmara Municipal de Cidade Ocidental, José Divino dos Santos; o diretor do Instituto de Inovação em Gestão (IIG), Ricardo Barbosa de Lima; pelo ex-reitor da UFG e presidente da Comissão de Implantação do Câmpus Cidade Ocidental, Orlando Afonso Valle do Amaral; e pelo ex-reitor da UFG por três mandatos, Edward Madureira Brasil.

 

Aula inaugural Cidade Ocidental (3) - Paulo de Martino Jannuzzi
Paulo Jannuzzi ministrou a primeira aula inaugural do novo câmpus da UFG

 

Universidades brasileiras

Na sequência, o professor Paulo de Martino Jannuzzi ministrou a Aula Magna. Escritor, pesquisador e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE), Jannuzzi também é diretor do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (Ciap), uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp/UFG), com o Ence/IBGE e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Nepp/Unicamp).

Ele muniu-se de toda a sua expertise para levar ao público composto por estudantes, docentes, técnicos administrativos em educação, membros da gestão superior da UFG, familiares de estudantes e outros para abordar o tema “Breve histórico da criação das universidades brasileiras e importância do câmpus da UFG em Cidade Ocidental”.

O período da tarde foi dedicado ao atendimento aos estudantes na sede provisória do Câmpus Cidade Ocidental, no centro da cidade. Lá, professores, coordenadores de cursos e representantes de pró-reitorias e de secretarias da UFG receberam os estudantes para mostrar o câmpus, e principalmente, para contar como a Instituição funciona e que mecanismos oferece para que os estudantes de um modo geral consigam administrar sua vida acadêmica. Também foram apresentados os mecanismos de permanência e assistência estudantil. À noite o professor Orlando Amaral ministrou a palestra inaugural do turno noturno, intitulada “Cidade Ocidental UFG: um futuro em construção”.

 

Aula Magna Cidade Ocidental (7) - Aula Inaugural Noturna.jpeg
Reitora e membros da gestão superior recepcionam estudantes do turno noturno

 

Aula Magna Cidade Ocidental (8) - Aula Inaugural Noturna - Orlando Amaral.jpeg
Professor Orlando do Amaral ministra aula inaugural para a turma da noite

 

 

资源: Secom UFG

类别: Câmpus Cidade Ocidental Reitoria Instituto de Inovação em Gestão IIG Notícias