Unidade da UFG em Caldas Novas recebe visita de deputado federal
Rubens Otoni retorna à unidade da UFG depois de mais de um ano e verifica avanços na infraestrutura
Texto: Versanna Carvalho
Fotos: Júlia Barros
A verificação do andamento de duas obras bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa motivou a ida do deputado federal Rubens Otoni ao Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para Agricultura Familiar da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município de Caldas Novas, na terça-feira (15/7). O parlamentar foi recebido pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, pelo vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, além da diretora e o vice-diretor do Centro, Abadia dos Reis Nascimento e Carlos Martins Hoelzel.
O deputado e sua equipe fizeram uma visita guiada pelo local e puderam verificar o resultado do trabalho que vem sendo realizado desde a assinatura do convênio da UFG com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no final de 2023 para adequar e tornar o espaço em um pólo de pesquisa e oferta de cursos de qualificação e capacitação para agricultores familiares. O próprio Rubens Otoni havia feito uma visita inicial quase um ano antes da assinatura do convênio com o MDA.
Esta foi a segunda vez que Rubens Otoni esteve na unidade da UFG em Caldas Novas. A primeira foi no início do ano de 2023, começo do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele falou com o Portal UFG sobre a impressão que teve ao retornar. "Estive aqui para ver a situação dessa área que eu já conhecia, e hoje estou maravilhado com o trabalho que a Universidade Federal de Goiás foi capaz de articular com parcerias para que esse espaço pudesse se tornar um espaço de apoio à agricultura familiar”, definiu.
Parceria
O deputado destacou que “essa parceria da Universidade Federal com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) possibilitou, além da questão do investimento, mas, acima de tudo, o somatório das experiências e fazer com que essa área possa servir ao apoio do agricultura familiar garantindo formação, capacitação, desenvolvimento de novas tecnologias, que possam dar ao agricultor familiar a condição de viver da sua terra com maior condição, agregando valor em tudo aquilo que ele produz”.
Sobre as obras mostradas, a reitora Angelita comentou que a UFG tem no local duas obras importantes, que já estão em fase final. A recuperação de dez casas e a reforma da escola existente no local, que está sendo feita por meio do contrato com pequenas reformas da Universidade. A expectativa é que essa infraestrutura esteja pronta no início do próximo semestre letivo, que começa em agosto.
“Essa fase é fundamental, pois os cursos oferecidos aqui já começaram a ser ministrados. Temos um convênio com o MDA e já fizemos capacitação em três etapas para jovens agricultores familiares da região e do Estado de Goiás e em cada uma das etapas tivemos a participação de 50 pessoas, com resultados, experimentos e desenvolvimento de tecnologias importantes para a agricultura familiar, contribuindo para a fixação da juventude no campo e para a sucessão na agricultura familiar", explicou a reitora.
Convênio
O atual Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para Agricultura Familiar da UFG foi projetado há algumas décadas como uma vila para os funcionários de Furnas durante a construção da Usina de Corumbá. Há alguns anos, o espaço foi transferido para a UFG e nos últimos anos iniciou um projeto de ocupação e recuperação. Um dos marcos foi há menos de dois anos, com a assinatura de um convênio com o MDA.
Com a finalização da recuperação das casas e a reforma da escola, o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, afirma que vai ser possível dar continuidade e realizar de maneira regular os cursos de formação e capacitação e realizar ações de transferência de tecnologia para a agricultura familiar. “Depois de muitos anos temos uma estrutura que deu funcionalidade para essa área. É o começo, ainda há muito para fazer e expandir. A área é grande e o projeto é bastante sofisticado, mas finalmente temos uma função para essa região”, comemorou.
Na avaliação do vice-reitor, visitas como a do deputado federal são importantes e a Universidade tem recebido outras visitas de parlamentares e outras autoridades políticas. Ele contou que quem vem conhecer o projeto acaba reforçando o apoio que a Instituição precisa "para que a viabilidade do Centro seja concretizada e ampliada por meio de redes de colaboração de diferentes setores e obviamente a bancada federal tem um papel importante nesse sentido”, comentou.
A diretora do centro, Abadia dos Reis Nascimento, a Reizinha, demonstrou satisfação ao receber a reitora e o vice-reitor da UFG, "que deram muita força para que todas essas atividades fossem realizadas passo a passo”. Ela também destacou a visita do deputado federal Rubens Otoni. A presença do deputado é extremamente importante por ele ter vindo antes, conhecido a área e agora está vendo o desempenho da Universidade de estar lutando, trabalhando aqui para colocar para funcionar de fato e entregar tecnologia para quem realmente precisa, que são os agricultores familiares.
Fonte: Secom UFG
Categorie: Notícias Reitoria EA Câmpus Caldas Novas
