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GT proporciona agilidade no atendimento de demandas da UFG

Em 09/07/25 16:27.

Grupo de trabalho discute internamente questões emergenciais e estratégicas

Texto: Caroline Pires

Fotos: Carlos Siqueira

 

A complexidade e a especificidade das áreas meio na Universidade Federal de Goiás (UFG) levou, ainda na gestão anterior, na dinâmica de criação de um Grupo de Trabalho voltado para discutir, semanalmente, questões relacionadas à Infraestrutura da instituição. Nos encontros, os gestores não apresentam apenas as suas demandas, mas também são convidados a debater questões das outras áreas, levando ao encaminhamento ágil e prezando pelo debate e avaliação das possibilidades. Os encontros do Grupo de Trabalho em Infraestrutura (GT Infra) são conduzidos pelo vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho e, após as deliberações, os pontos apresentados na reunião já são encaminhados. Ao longo dos anos, esses esforços têm proporcionado a resolução mais agilizada das demandas e atendimento otimizado da comunidade acadêmica.

 

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"Todas as atividades são alinhadas no sentido de responder às demandas prioritárias e emergenciais, sem deixar de planejar novas alternativas e possibilidades”, frisou o vice-reitor

 

O Grupo de Trabalho foi criado na atual gestão da UFG, iniciada em 2022, e sua necessidade nasceu como consequência da reforma administrativa realizada na gestão anterior, o que levou à criação de estruturas administrativas mais especializadas relacionadas aos diversos aspectos da infraestrutura da universidade. Nesta gestão, observou-se a necessidade de um ambiente permanente que reunisse os gestores destas estruturas para tratar, de forma conjunta e articulada, os desafios da manutenção, planejamento e desenvolvimento da infraestrutura da UFG. Segundo ele, o GT Infra é “um fórum permanente para tratar do planejamento e da priorização da realização de atividades de infraestrutura. Todas as atividades são alinhadas no sentido de responder às demandas prioritárias e emergenciais, sem deixar de planejar novas alternativas e possibilidades”, frisou o vice-reitor.
A Pró-reitoria de Administração de Finanças (Proad) conta com várias diretorias que desempenham funções estratégicas na Universidade, abarcando áreas de logística, compras, projetos, entre outros, necessitando, em sua rotina, produzir relatórios que proporcione transparência quanto aos recursos administrados pela UFG. “É muito importante ter um alinhamento das ações entre as áreas para que, com todas as especificidades, possamos tomar decisões de maneira colaborativa e efetiva”, acrescentou Robson Maia Geraldine, pró-reitor de Administração e Finanças, que sugeriu na época da instalação do GT Infra que a vice reitoria conduzisse e encaminhasse as reuniões semanais. 

 

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“É muito importante ter um alinhamento das ações entre as áreas para que, com todas as especificidades, possamos tomar decisões de maneira colaborativa e efetiva”, acrescentou Robson Maia Geraldine, pró-reitor de Administração e Finanças

 

Planejamento e atuação estratégica

O secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG, Vicente da Rocha, explica que o Grupo de Trabalho de Infraestrutura é uma instância de alinhamento estratégico de todas as ações executadas na universidade no que tange a infraestrutura. “Esse grupo permite agilizar os processos internos para desbloquear demandas institucionais alinhadas às necessidades da Comunidade Acadêmica. Nesse sentido, a Secplan participa trazendo o olhar transversal do Planejamento Estratégico e do Planejamento das unidades acadêmicas”, complementou.
Essa instância tem sido trabalhada sempre de acordo com o alinhamento institucional, especialmente quando se trabalham com ações conjuntas e grandiosas, como as ações do PAC, Pequenas Reformas, diagnóstico dos laboratórios de ensino, diagnóstico dos processos de gestão dos bens imóveis possam ser deliberadas, monitoradas e para que as travas burocráticas possam ser retiradas. “O desafio, é alinhar a realização dos processo, em um nível macro, para que exista um plano de ação unificado e coordenado das ações de modo que projetos institucionais estruturantes possam auxiliar na melhoria destes processos”, acrescentou Hugo Ginu, secretário adjunto.

 

Ações para melhoria da Infraestrutura

Ao longo dos anos, o GT Infra passou também a desempenhar, não só a função de discutir questões emergenciais, mas também de acompanhar o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, como por exemplo, a implementação do Campus de Cidade Ocidental e a atualização do Plano Diretor da UFG. “Muitas vezes somos tomados por questões do dia a dia, mas esses momentos nos permite priorizar a cultura do planejamento”, frisou a coordenadora do Laboratório de Arquitetura da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Lívia Moreira. Segundo ela, as discussões que desencadearam todo o processo de atualização do Plano Diretor nasceram de reuniões do GT Infra. “Toda essa mobilização resultou que hoje já temos parte da equipe mobilizada para trabalhar com os aspectos de paisagismo e sinalização dos espaços da UFG”, pontuou.

 

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“Toda essa mobilização resultou que hoje já temos parte da equipe mobilizada para trabalhar com os aspectos de paisagismo e sinalização dos espaços da UFG”, pontuou Lívia Moreira, coordenadora do Laboratório de Arquitetura da Faculdade de Artes Visuais (FAV)

 

Poliana Paula Nascimento, secretária de Infraestrutura, destacou que a Seinfra recebe as mais diversas demandas de manutenção e que, ao longo dos anos, com os cortes orçamentários, essas solicitações foram se acumulando, “o GT Infra contribuiu para o planejamento desses atendimentos, estabelecendo prioridades. Com o planejamento das nossas ações, fomos retomando a credibilidade”, explicou. Segundo ela, a partir das discussões do GT foi possível ordenar tecnicamente a execução das ações, o que permitiu retornar a todos com previsão de prazos para atendimentos, dando vazão às demandas represadas e permitindo que elas fossem solucionadas dentro do menor tempo possível, mesmo diante das limitações”, finalizou.
Como um exemplo de sucesso, a secretária destacou o planejamento e a contratação do processo para as Pequenas Reformas, que já está em andamento na Universidade, beneficiando diversas estruturas acadêmicas e administrativas. “Essa contratação atenderá, neste primeiro momento, problemas estruturantes que impactam e até inviabilizam o uso de alguns ambientes”. Serão investidos cerca de mais de 8 milhões de reais neste primeiro contrato, que deverá ser replicado ainda em 2025.
Ela lembra ainda que, em 2023, a UFG licitou 18 obras, com um investimento de pouco mais de 10 milhões de reais. Dentre essas contratações foi construído o estacionamento da Faculdade de Artes Visuais, construção de calçadas acessíveis e troca da iluminação do Campus Samambaia, reforma de diversos telhados e adequação de instalações de prevenção e combate à incêndio em 14 Edifícios.
Mesmo com todas as ações desenvolvidas ao longo destes quatro anos de existência do GT, ela destacou que a instituição enfrenta um passivo de 200 milhões de reais em manutenção. E mesmo com todos os esforços realizados, todas as ações tomadas até o momento representam apenas 10% de resolução das demandas represadas.

 

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Como um exemplo de sucesso da atuação do GT Infra, a secretária Poliana Nascimento destacou o planejamento e a contratação do processo para as Pequenas Reformas, que já está em andamento na Universidade, beneficiando diversas estruturas acadêmicas e administrativas

 

Ações de Segurança e Tecnologia

Uma área total de mais de 5 milhões de km2 exige muito da Secretaria de Segurança e Promoção dos Direitos Humanos (SDH). No ano de 2024, não foi registrado nenhum incêndio na área do Câmpus Samambaia. O excelente resultado, é fruto do trabalho realizado a partir do Plano de Prevenção e Proteção contra incêndio florestal da UFG. Com a unificação das brigadas que atuam na Universidade, e ações rápidas e objetivas, coordenadas pela Secretaria de Segurança e Promoção dos Direitos Humanos (SDH), passou a ser possível estabelecer o cenário atual, desta área, e pensar a melhor forma de atuação, que foram aplicadas ao longo do ano. A formulação do plano contou com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Goiás, preparando as brigadas, e orientando a UFG com relação ao uso de equipamentos adequados. Desde 2021, a UFG unificou a atuação de brigadas que atuavam no Campus Samambaia e tem agido de maneira cooperativa e sincronizada diante de incidentes. A atenção para essa questão, nasceu da necessidade de se antecipar para garantir a preservação da área onde estão situadas a maior parte dos cursos de graduação da UFG, alguns que demandam áreas verdes e florestais.
A extensa área, e particularidades de cada campi da UFG, demanda também a necessidade de atuação rápida e assertiva, equipe uma atuação objetiva e com respostas eficientes. O secretário da SDH, Elias Magalhães, destaca que as ações pensadas no GT Infra, influenciam diretamente o trabalho da secretaria que está sob sua gestão, “o correto funcionamento da iluminação, podas de árvores, acessibilidade, tudo influencia na forma como trabalhamos diariamente”, explicou.

 

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O secretário da SDH, Elias Magalhães, destaca que as ações pensadas no GT Infra, influenciam diretamente o trabalho da secretaria que está sob sua gestão, “o correto funcionamento da iluminação, podas de árvores, acessibilidade, tudo influencia na forma como trabalhamos diariamente”, explicou


Como parte das ferramentas que facilitam o dia-a-dia das quase 40 mil pessoas que compõem a comunidade acadêmica da UFG, a SDH trabalha em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), especialmente por meio do aplicativo Minha UFG. Leandro Oliveira, Secretário da SeTI/UFG, explica que a ferramenta oferece diversas funcionalidades dinâmicas fundamentais da UFG, além de acesso a informações básicas, como cardápio do Restaurante Universitário, é possível ainda acionar a SDH, para informar sobre questões de segurança. “Por meio dessa opção, os estudantes podem relatar incidentes como agressões, furtos, assédios e outros problemas que ocorram dentro ou nas proximidades dos campi universitários. Esta funcionalidade oferece uma alternativa conveniente ao tradicional serviço de atendimento telefônico no ramal 2000”, explicou. Por fim, o secretário acrescentou que outros aplicativos da Universidade estão passando por atualizações tecnológicas e logo estarão disponíveis também na versão web.

 

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Leandro Oliveira, Secretário da SeTI/UFG, explica que a ferramenta oferece diversas funcionalidades dinâmicas fundamentais da UFG, além de acesso a informações básicas, como cardápio do Restaurante Universitário, é possível ainda acionar a SDH, para informar sobre questões de segurança

 

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Reuniões são realizada sempre às quintas-feiras, às 8h

 

Fonte: Secom/UFG

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