
PGD na UFG comemora seu primeiro ano de implementação
ProPessoas faz um balanço das atividades e aponta conquistas e desafios
Texto: Caroline Pires
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) inaugurou um novo modelo de gestão da Administração Pública Federal, com foco no alinhamento entre as atividades dos participantes, as entregas das unidades e os objetivos estratégicos, com possibilidade de execução nas modalidades presencial e teletrabalho (parcial ou integral), promovendo a cultura de planejamento. Na Universidade Federal de Goiás (UFG) a normativa do PGD completa um ano de publicação neste mês de junho e já é possível apontar conquistas e desafios da sua adoção. Atualmente há 4 ciclos implementados, 3 executados e 1 em execução, assim como 1 ciclo em implementação. Até o ciclo 2025/2, 23 unidades acadêmicas e órgãos administrativos instituíram o PGD na UFG, alcançando o número de 59 unidades de execução ativas no momento. Mais de 350 servidores técnicos-administrativos participam do programa, e espera-se que esse número seja ampliado com a finalização da implementação atual do Ciclo PGD 2025/3. Ao longo desse tempo, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (ProPessoas) tem realizado um acompanhamento próximo, de servidores e gestores.
De acordo com Érica Botelho, coordenadora de Planejamento e Projetos Estratégicos em Gestão de Pessoas (Propessoas/UFG), o processo de pré-implementação do PGD foi conduzido buscando o planejamento e preparação, seguindo as orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e os documentos vigentes. Segundo ela, o projeto piloto foi realizado em 3 fases, “entre os destaques podemos apontar o levantamento de percepções dos participantes e gestores com identificação de boas práticas, o aprendizado sobre a dinâmica de planejamento e acompanhamento em diferentes modalidades de execução, a elaboração e aprimoramento de templates, o aprofundamento da compreensão da heterogeneidade e especificidades de órgãos e unidades, a expansão da proposta para o alcance dos objetivos estratégicos da UFG e a transição para a perspectiva das INs 24 e 52 / 2023, com ênfase na documentação (Plano de Entregas, TCRs - Termo de Compromisso e Responsabilidade, Planos de Trabalho)”, afirmou.
Ela ressalta que a resolução Consuni 264/2024, que estabeleceu os termos para implementação e execução do PGD, foi amplamente discutida em reuniões com gestores e consultas públicas. O início da implementação, gradual e cíclica, começou no dia 8 de julho, apenas três dias após a portaria de autorização do PGD, “sem dúvida podemos afirmar que o processo de pré-implementação contribuiu decisivamente para o início dos ciclos de forma tão imediata”, considerou.
Além disso, segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli dos Santos Júnior, a Propessoas tem adotado diversas estratégias para mitigar dúvidas e permitir o acesso facilitado e transparente dos participantes ao PGD. Entre elas destacam-se o site do PGD/UFG, que está em constante atualização e ampliação de conteúdo, oferecendo materiais de apoio, cronogramas detalhados e agendamento de atendimento, além disso, a parceria com a Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan), que permitiu a criação de um sistema informatizado para o PGD. “O módulo PGD/UFG do Sipep é essencial, altamente satisfatório e inovador. O sistema visa oferecer apoio para a Gestão do PGD, permitindo o monitoramento e o alinhamento entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades de execução e os objetivos estratégicos da UFG”. Sauli Santos Júnior destaca que foram instrumentalizadas e desenvolvidas diversas ferramentas de gestão e coordenação do programa para dar transparência às ações, como o Painel PGD, no analisa.dados.ufg.br.
Pontos de sucesso do PGD/UFG
O pró-reitor de Gestão de Pessoas considera que vários pontos foram fundamentais para o bom êxito do PGD na UFG, entre eles se destaca a adaptação do PGD para o contexto organizacional, considerando a realidade e especificidades da UFG, o envolvimento da comunidade acadêmica nos diversos processos, além do plano de comunicação e manutenção do site e listas de emails para 4 grupos específicos: gestores instituidores, gestores das unidades de execução, agentes PGD e participantes. “Destaco em especial os encontros de gestores do PGD/UFG, um importante suporte para implementação e execução do programa, em que são disponibilizadas orientações, informações, esclarecimentos de dúvidas e trocas de experiências e boas práticas, além disso, a sinergia entre ProPessoas e Secplan permitiu a concepção de um sistema informatizado para gerenciar o programa”, apontou.
Ele frisou ainda relatos obtidos dos participantes, como reversão de licença para acompanhamento de cônjuge, redução de deslocamentos e melhora da qualidade de vida no trabalho, além de aprimoramento com relação às entregas, organização de trabalho e das equipes. Mesmo com o cenário exitoso, alguns desafios ainda se apresentam, como a complexidade e heterogeneidade dos órgãos que compõem a UFG. “O tamanho da instituição se torna um grande desafio, pois há muitas particularidades que necessitam ser examinadas de perto e pensadas de forma conjunta com os gestores”, concluiu. Para esse segundo ano, estão previstas novas Unidades de Execução, ampliação de ações de desenvolvimento, objetivando o aprimoramento da definição de entregas.
Fonte: Secom/UFG