
Goiânia sedia evento nacional voltado à administração pública
Pela primeira vez na UFG, encontro permitiu maior participação de estudantes goianos
Texto: Jayme Leno
Fotos: Evelyn Parreira
A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou o X Encontro de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnAPD) 2025. O evento foi realizado e 11 a 13 de junho, com o apoio da UFG, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

Essa foi a primeira vez que a realização do encontro é feita em Goiânia. O docente da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG (Face) e titular da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG (Secplan), Vicente Ferreira, ressalta que “trazer o EnAPG para a UFG permitiu que mais estudantes interessados em administração e políticas públicas se integrassem aos debates, conhecessem pesquisadores renomados e se inspirassem a seguir nesse campo de pesquisa e atuação. Realizar um evento nacional em casa facilita a participação da comunidade acadêmica e fortalece o envolvimento local com a produção científica nacional”.
Durante a mesa de abertura, a Anpad prestou homenagens à reitora Angelita Pereira de Lima e ao próprio professor Vicente, entregando certificados de reconhecimento pelo apoio institucional à realização do evento. A administradora da Universidade discursou sobre a honra de recebê-los aqui, e que “se soma às universidades que têm na administração, em especial na administração pública, um tema de relevância e de excelência para o estudo, para a pesquisa, para o ensino de graduação e para, principalmente, o desenvolvimento do nosso país”.
Angelita ressaltou a importância do tema, especialmente para a gestão superior, onde tiveram diversos benefícios com a chegada da área na UFG. Ela relembra que a Face é uma unidade nova, criada em 2005, porém já se somou de forma significativa a todo o universo acadêmico. “Nós podemos experimentar na gestão o que nós chamamos de desenvolvimento da cultura do planejamento”, afirma a reitora.

O diretor-presidente da Associação, Emílio José Montero Arruda Filho, destacou que a realização da 10ª edição do EnAPG em Goiânia simboliza a maturidade da área. “É um evento que demonstra a consistência e a segurança do projeto da divisão de administração pública dentro da Anpad, reunindo pesquisadores de todo o País para discutir soluções reais e aplicáveis à gestão pública”, destacou.
Segundo o presidente, um dos principais objetivos da associação tem sido estreitar os laços entre a academia e os desafios concretos enfrentados pela gestão pública. “Estamos participando cada vez mais de processos junto ao governo, ao mercado e à sociedade civil. A intenção é integrar ações reais às capacidades que a academia pode oferecer como suporte técnico e científico”, explicou. Essa articulação busca responder de maneira mais eficiente às transformações sociais, políticas e tecnológicas do país.
Em relação às particularidades desta edição, o dirigente ressaltou que o evento acontece em um momento de maior maturidade teórica da área, especialmente diante de temas urgentes como a transformação digital, a crise climática e os desafios democráticos. Para ele, o contexto atual exige uma atuação acadêmica mais qualificada e sintonizada com os avanços da sociedade. “Vivemos tempos de insegurança e polarização política, que demandam uma análise mais profunda e estruturada. A administração pública precisa estar atenta aos detalhes desses processos e propor respostas coerentes e inovadoras”, avaliou.
Eventos
A Universidade sediou outros dois eventos científicos da Anpad, simultaneamente, no local: o Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO) e o Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (Simpoi). Emílio também destacou que a expectativa da Anpad é que os eventos contribuíram diretamente para a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de abordagens administrativas mais eficazes. “Nosso papel é fazer com que os professores, estudantes e pesquisadores da área participem das decisões do país. A ciência pode e deve influenciar ações concretas dentro do governo e da sociedade”, afirmou.
A diretora científica da Anpad, Susana Carla Farias Pereira, destacou a relevância desses encontros para o avanço da ciência e da integração da comunidade acadêmica. Ela relembra que o melhor trabalho de cada evento, terá o direito ao regime de fast-track - processo de avaliação acelerado para trabalhos que, por alguma razão, são considerados prioritários ou merecedores de uma revisão mais rápida- no processo de avaliação em um dos dois periódicos da Anpad.
Fonte: Secom UFG