Fica_2025_Encerramento_1

Reitora da UFG participa da solenidade de encerramento do Fica

Em 16/06/25 17:44.

Edição deste ano teve recorde de inscritos e novidades como o Guia Gastronômico do Festival

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da Secult Goiás

Fotos: Ana Paula Vieira e Secult Goiás

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, participou, juntamente com a secretária de Cultura do Estado de Goiás, Yara Nunes, e o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea, da cerimônia de encerramento do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) nesse domingo (15/6), no Cine Teatro São Joaquim, em Goiás. Na ocasião, foram entregues os prêmios para os filmes vencedores nas quatro mostras competitivas e para os restaurantes ganhadores do I Guia Gastronômico do Fica; além das homenagens ao cantor goiano Juraildes da Cruz e ao estilista Ronaldo Fraga.

No último dia do evento, Angelita aproveitou para fazer um balanço desse que é o terceiro ano do convênio entre o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura com a UFG, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) para a correalização do Fica. “Temos alguns ganhos importantíssimos. O primeiro deles foi a credibilidade na execução junto à comunidade de Cidade de Goiás. Há um maior engajamento da cidade por confiança na execução e no resultado final”, disse a reitora.

 

FICA2025
Premiados nas mostras competitivas durante encerramento do Festival 

 

Angelita também destacou parcerias inéditas na edição do Fica 2025, entre elas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o MapBiomas. Neste ano, outro destaque foi o número recorde de filmes inscritos: 1.446 obras de 88 países. Além disso, na parceria entre a UFG e o governo para o Fica, foi criada a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, o Fórum Infantil de Mudanças Climáticas e o Guia Gastronômico do Fica. Segundo análise da gestora da UFG, “outro aspecto importante é que o Fica deixou de ser um evento localizado em sete dias do mês de junho, mas ele tem um processo formativo, contínuo".

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, ressaltou a complexidade da organização do Fica. “A ideia é que a UFG possa trabalhar, e ela tem trabalhado, na questão de pensar o festival de uma forma macro. Tudo é feito a quatro mãos institucionais”. Sobre o convênio com o Estado de Goiás na realização do evento, Luana afirma que ocorre uma “troca muito importante” entre as partes. Ela ainda enfatiza o ganho para a Universidade. “Os nossos estudantes têm a oportunidade de participar de muito mais perto, desde a organização até a participação efetiva em um festival desse porte”.

Em 2025, o investimento no Fica foi recorde: R$ 6,1 milhões. “O aporte financeiro cada vez mais robusto feito pelo governador Ronaldo Caiado tem possibilitado um crescimento expressivo do festival, além de resgatar a credibilidade de artistas e produtores e atrair destaques internacionais”, afirma a secretária de Cultura do Estado de Goiás, Yara Nunes.

A lista dos premiados está disponível no site fica.go.gov.br.

 

FICA 2025-2
Reitora entrega prêmios durante encerramento do Fica 2025

 

Saiba mais

Fica 2025 começa na terça-feira (10/6)

Fonte: Reitoria Digital UFG, com informações da Secult Goiás

Categorias: Notícias Proec Reitoria