Forum_Reitores_Brics_Junho_2025

UFG fica em 1º lugar entre 20 IES selecionadas para o Brics-NU

En 16/06/25 08:50 .

Conquista projeta olhares para o Brasil nas áreas de sustentabilidade e tecnologia

Texto: Piter Salvatore

Fotos: Divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi classificada em primeiro lugar para estar entre as 20 instituições de ensino superior (IES) brasileiras que compõem a Rede de Universidades do Brics ou Brics Netowrking University (Brics Nu). Atualmente, o bloco é formado por países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

Com o protagonismo em pesquisas voltadas à sustentabilidade e aos desafios ambientais globais, a UFG foi selecionada para liderar a área temática de Ecologia e Mudanças Climáticas, ao lado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

 

Forum_Reitores_Brics_Junho_2025_1
Angelita Pereira de Lima (ao centro) e delegação da UFG participam dos encontros

 

A conquista possibilitou a participação no Fórum de Reitores das Universidades do Brics+, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio Janeiro (RJ), nos dias 5 e 6 e 7 de junho último. O evento foi realizado na UFRJ e no Museu do Amanhã. O Fórum de Reitores das Universidades do Brics+ teve como tema "Educação, Inteligência Artificial, Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Combate à Pobreza e Normatização no Espaço Brics+”. A UFG foi representada pela reitora Angelita Pereira de Lima e pela titular da Secretaria de Relações Internacionais da UFG (SRI/UFG), Rejane Rotta.

Cooperações

Nas sessões temáticas foram debatidos temas como inteligência artificial, políticas linguísticas e questões socioambientais. Houve também uma reunião, de acordo com Rejane Rotta, na qual foi assinado um acordo geral de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Planejamento do Uso do Solo, de Moscou (RU). 

“A aliança buscou a identificação imediata de interesses no contexto do monitoramento ambiental por sensoriamento remoto e uma potencial parceria no campo do Direito Internacional” explicou. As parcerias entre as instituições seguem sendo estruturadas na forma de intercâmbios virtuais, cooperações em disciplinas com conteúdo global e no ensino de línguas, explorando as tecnologias de comunicação e inovação com uso de inteligência artificial.

A secretária ainda comenta que, das mais de 100 universidades participantes, pelo menos sete poderão ser parceiras desse acordo, que já tem contato estabelecido para várias áreas. Dentre elas, projetos de pesquisa, mobilidade acadêmica, desenvolvimento de novas estratégias de ensino, transformação digital do ensino, smart cities, empreendedorismo internacional, segurança da informação, inteligência artificial, políticas para o multilinguismo e internacionalização inclusiva.

 

Forum_Reitores_Brics_Junho_2025_2
Angelita apresenta a UFG no Fórum de Reitores das Universidades do Brics+

 

O intercâmbio entre os estudantes é uma das expectativas que resultarão dos acordos, mas a gestora chama atenção para uma forma mais ampla de internacionalização para além da modalidade presencial. Além disso, a UFRJ será uma aliada constante da UFG e já existe uma reunião marcada para acontecer entre os gestores durante o 22° Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (Conpeex 2025).

Liga das universidades

A Liga foi formalizada em 2024, durante uma reunião em Moscou, em uma articulação entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Embaixada do Brasil na Rússia. Na ocasião, os objetivos compartilhados eram os de promover a educação, a pesquisa e a colaboração acadêmica internacional, reconhecendo a importância de fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior e científicas dos países membros.

Do ponto de vista de Rejane, “a formalização do pedido da UFG para integrar à Liga abre janela de oportunidades de cooperação no ensino, pesquisa e extensão em um grupo de instituições que, neste momento de disrupções geopolíticas, foram as primeiras a buscar o Brasil como novo parceiro”.

Brics-NU

Criada em 2015, a Brics-NU reúne instituições de educação superior dos países que compõem o agrupamento e tem o objetivo de fomentar pesquisas conjuntas, mobilidade acadêmica e programas educacionais inovadores em áreas temáticas de interesse comum. 

Participavam da composição original instituições oriundas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Desde o ano passado, contudo, tornaram-se aptas a integrar a rede instituições do Egito, Irã e Emirados Árabes Unidos, com a entrada da Indonésia e da Etiópia ainda neste ano.

Saiba mais

UFG expande laços institucionais com universidades chinesas

UFG é qualificada para integrar a Rede de Universidades do Brics

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias Reitoria SRI